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Política de privacidade
Duração: 5 Anos
Carga Horária Total: 4050 horas
Turno de Funcionamento: Noturno
Tempo de Integralização: Mínimo 5 anos; Máximo 7,5 anos
Titulação: Bacharelado
Autorizado conforme Portaria SERES nº 116 de 20/02/2018 Publicada no DOU em 22/02/2018
O Curso de Psicologia do IMEPAC visa a formação do psicólogo voltado para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia. O egresso do curso terá uma formação generalista e pluralista, que possibilitará uma visão abrangente e integrada dos processos psicológicos, contribuindo para que o psicólogo intervenha nas relações humanas no contexto do mundo globalizado e em constante transformação. Estará apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto no nível individual, quanto no coletivo, além de assumir posições de liderança em uma equipe multiprofissional, fazer gerenciamento e administração da força de trabalho, tomar iniciativas, ser empreendedor e gestor, além de comprometimento com sua formação continuada.
O egresso do curso de psicologia da IMEPAC estará apto a atuar mais especificamente em duas ênfases:
- Psicologia e Processos Clínicos que envolve a concentração de competências para atuar de forma ética e coerente com referenciais teóricos, valendo-se de processos de psicodiagnósticos, de aconselhamento, psicoterapia e outras estratégias clínicas;
- Psicologia e Processos de Gestão que abarca a concentração em competências definidas no núcleo comum da formação para o diagnóstico, o planejamento e o uso de procedimentos e técnicas específicas voltadas para analisar criticamente e aprimorar processos organizacionais.
Nesse sentido, as atividades de ensino, pesquisa e extensão são desenvolvidas no curso tendo como objetivo o desenvolvimento das seguintes competências gerais e específicas:
1.1.1 Competências gerais
De acordo com os Artigos 4º e 8º da Resolução CNE/CES nº 05/2011, o curso de Psicologia do IMEPAC possibilitará ao profissional a construção dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades gerais:
- Atenção à saúde: estar apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética;
- Tomada de decisões: estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
III. Comunicação: ser acessível e manter os princípios éticos no uso das informações a ele confiada, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral;
- Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, estando apto a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade;
- Administração e gerenciamento: estar apto a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e a administração da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, ser empreendedor, gestor, empregador ou líder;
- Educação permanente: ser capaz de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática, e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmica e profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
1.1.2 Competências específicas
- analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;
- analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;
III. identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e população-alvo;
- identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta e análise de dados em projetos de pesquisa;
- escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em psicologia;
- avaliar fenômenos humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva;
VII. realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações;
VIII. coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e socioculturais dos seus membros;
- atuar inter e multiprofissionalmente;
- relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
- atuar, profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara;
XII. realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;
XIII. elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação;
XIV. apresentar trabalhos e discutir ideias em público;
- saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional.
Essas competências devem se apoiar nas habilidades de:
- levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos;
- ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia;
III. utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação;
- planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e contextos;
- analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;
- descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos;
VII. utilizar os recursos da matemática, da estatística e da informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia.
Nome: Celso André de Souza Barros Gonçalves
Titulação: Doutorado
Regime de Trabalho: Parcial
Tempo na Função: desde 2022
Experiência Acadêmica e Profissional
Psicólogo formado pela Universidade Federal de Uberlândia.
Doutor pela Université de Grenoble/França, reconhecido pelo Programa de Pós-graduação da USP/SP.
Mestre pela Université Lumières de Lyon II/França.
Experiência com Educação desde 2000.
Experiência com Magistério Superior desde 2014.
Experiência com Pesquisa desde 2007.