O Centro Universitário IMEPAC Araguari iniciou suas atividades em 24 de setembro de 2001, abrindo novas perspectivas para a educação e o desenvolvimento econômico e social do município e região e hoje possui dezessete cursos em funcionamento: Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Gestão Hospitalar e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.
Em 1968 deu-se o início da história da instituição, com a então FUNEC – Fundação Educacional e Cultural de Araguari que mantinha alguns cursos de licenciatura.
Em 2001, com a necessidade de dar maior dimensão ao ensino superior em Araguari, a direção da FUNEC decidiu pela sua incorporação à Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC, tendo sido credenciada como Campus da Universidade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC.
No ano de 2002, iniciou-se um processo de expansão gradativa e responsável, sintonizado com as demandas da cidade e região, com a criação dos cursos de Ciências Contábeis, Enfermagem e Pedagogia.
Em 2004 foram criados os cursos de Administração e Nutrição. Em 2005, os cursos de Direito e Medicina. Em 2007, o curso de Educação Física e, em 2008, o de Farmácia.
Também em 2008, a Fundação Presidente Antônio Carlos (além de outras fundações educacionais de Minas Gerais), antes supervisionada e regulada pelo Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais, passou a integrar o Sistema Federal de Ensino.
Em 2011, a instituição se desmembra da UNIPAC, se constituindo como Faculdade Presidente Antônio Carlos de Araguari, da mesma forma mantida pela Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC.
Em 2014, por meio da Portaria SERES 717/2014, o Instituto de Administração & Gestão Educacional Ltda torna-se o mantenedor do IMEPAC, que recebe novo nome, Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Araguari, mantendo seus propósitos de crescimento e continuidade, alicerçado nos preceitos de responsabilidade social e sustentabilidade socioambiental, aproximando-se cada vez mais da comunidade e promovendo a necessária aliança entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
Também em 2014, o IMEPAC recebe autorização para implantação dos cursos de Engenharia de Produção e Medicina Veterinária. E, em 2016, para os cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia Civil.