Av. Minas Gerais, 1889 - Centro, Araguari - MG, 38444-128. (34) 3249-3900
Política de privacidade
Duração: 6 Anos
Carga Horária Total: 8.100 horas
Turno de Funcionamento: Integral – Semestral
Tempo de Integralização: Mínimo: 12 Semestres; Máximo: 18 Semestres
Titulação: Bacharel em Medicina (Médico)
Ato autorizativo: Reconhecimento
Documento legal: Portaria SERES 867 de 09/11/2015
Publicação: Publicada no DOU em 13/11/2015
Publicada no DOU em 13/11/2015
Conforme disposto na Resolução CNE/CES nº 3/2014 de 20 de junho de 2014 o curso de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC Centro Universitário, modalidade presencial, tem como perfil profissional um médico com formação generalista, humanista, crítico, reflexivo, ético e capacitado a atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano e tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença, considerando as dimensões da diversidade biológica, subjetiva, étnico-racial, de gênero, orientação sexual, socioeconômica, política, ambiental, cultural, ética e demais aspectos que compõem o espectro da diversidade humana que singularizam cada pessoa ou cada grupo social.
Espera-se, ainda, que o egresso estabeleça vínculo com a população de Araguari e microrregião ou qualquer localidade em que for atuar e conheça suas necessidades de saúde, permitindo maior comprometimento e estímulo para sua fixação nestas localidades, contribuindo para a qualificação do sistema de saúde.
Compreende-se que o egresso formado no curso de Medicina do IMEPAC Centro Universitário deve possuir competências e habilidades nas Áreas de Atenção, Gestão e Educação em Saúde para exercer com excelência a prática da Medicina, a saber:
1 – ATENÇÃO À SAÚDE
I. Acesso universal, sem privilégios nem preconceitos de qualquer espécie e tratando as desigualdades com equidade, levando em consideração as prioridades definidas pela vulnerabilidade e pelo risco à saúde e à vida, respeitando os princípios que regem o Sistema Único de Saúde;
II. Integralidade e humanização com cuidado centrado na pessoa, respeitando as normas, valores culturais, crenças e sentimentos do usuário sob cuidado, sua família e comunidade, com uma percepção abrangente do ser humano e do processo saúde doença, para além do reducionismo biológico, incorporando as suas dimensões psicológicas, sociais e ecológicas;
III. Construção de projetos terapêuticos compartilhados, envolvendo diversos membros da equipe de saúde, com estímulo ao autocuidado e a autonomia das pessoas, famílias, grupos e comunidades e reconhecendo os usuários como protagonistas ativos de sua própria saúde;
IV. Ética profissional fundamentada nos princípios éticos e bioéticos, com tomada de decisões e ações compartilhadas baseadas nas melhores evidências científicas, na escuta ativa e singular de cada pessoa, família, grupos ou comunidades, em defesa da vida e dos direitos das pessoas, assegurando, desta forma, o respeito, a confidencialidade, a segurança e participação do usuário nas decisões individuais e coletivas no que se refere à saúde;
V. Segurança na realização de processos e procedimentos, referenciados nos mais altos padrões da prática médica, de modo a evitar riscos, efeitos adversos e danos aos usuários, a si mesmo e aos profissionais do sistema de saúde, com base em reconhecimento clínico-epidemiológico, nos riscos e vulnerabilidades das pessoas e grupos sociais;
VI. Preservação da biodiversidade com sustentabilidade, de modo que, no desenvolvimento da prática médica, sejam respeitadas as relações entre ser humano, ambiente, sociedade e tecnologias, e contribua para a incorporação de novos cuidados, hábitos e práticas de saúde;
VII. Capacidade de comunicação compreensível, garantindo a inclusão de pessoas com deficiência com empatia, por meio de linguagem verbal e não verbal e estímulo ao relato espontâneo com a pessoa sob cuidado, seus familiares, com a equipe interprofissional e com a comunidade;
VIII. Efetividade no registro de documentos essenciais na prática médica, como prontuários, prescrições e relatórios, e o domínio de tecnologias de comunicação e informação (TICs);
IX. Capacidade de trabalho interdisciplinar de forma integrada, horizontal e cooperativa com objetivos e responsabilidades comuns entre equipe e centrado na pessoa sob cuidado, na família e na comunidade;
X. Busca por sua própria saúde física e mental através de hábitos e vida saudáveis, do autoconhecimento, da capacidade de mediar conflitos nas relações intra e interpessoal e ser gestor do seu tempo;
XI. Competência técnica plena para prestar assistência integral, individual e coletiva, com qualidade e resolutividade, em todos os níveis de cuidado à saúde dos sistemas público e privado, com ênfase no atendimento primário no Sistema Único de Saúde;
XII. Domínio da aplicação do método clínico para realizar anamnese organizada e exame físico com destreza, solicitar e interpretar exames complementares para elaboração de diagnóstico(s), prognóstico(s) e plano terapêutico apropriado, individualizado e compartilhado com uso de pensamento crítico, raciocínio clínico e evidência científica, considerando condições biopsicossociais, nível de atenção do sistema de saúde e relação custo benefício dos procedimentos indicados.;
XIII. Compreensão das Redes de Atenção à Saúde, da Clínica Ampliada, das políticas públicas, e dos programas, das ações estratégicas e diretrizes vigentes, visando a integralidade da assistência na promoção, prevenção, e reabilitação da saúde respeitando as características e necessidades sociais, econômicas, demográficas, culturais e epidemiológicas da região, em nível individual e coletivo; e
XIV. Conhecimento clínico-epidemiológico de riscos e vulnerabilidades das pessoas e grupos sociais possibilitando a realização de atendimentos e procedimentos com segurança para evitar riscos, efeitos adversos e danos aos usuários, a si mesmo e à equipe profissional do sistema de saúde.
2 – ÁREA DE GESTÃO EM SAÚDE
I. Gestão do Cuidado, com o uso de saberes e dispositivos de todas as densidades tecnológicas, de modo a promover a organização dos sistemas integrados de saúde para a formulação e desenvolvimento de Planos Terapêuticos individuais e coletivos, com utilização dos preceitos da Clínica Ampliada como forma de garantia da saúde na perspectiva biopsicossocial;
II. Capacidade de tomar decisões compartilhadas com usuário, família, comunidade e equipe de saúde, contextualizadas pelo uso de indicadores, melhores práticas e evidências científicas, com análise crítica das políticas públicas sociais e de saúde, visando eficiência e custo efetividade no uso apropriado de recurso humano, insumos, medicamentos e tecnologia;
III. Valorização da Vida, com a abordagem dos problemas de saúde recorrentes na atenção básica, na urgência e na emergência, na promoção da saúde e na prevenção de riscos e danos, visando à melhoria dos indicadores de qualidade de vida, de morbidade e de mortalidade, sendo um profissional médico generalista, propositivo e resolutivo;
IV. Liderança exercitada na horizontalidade das relações interpessoais que envolvam compromisso, comprometimento, responsabilidade, empatia, habilidade para tomar decisões, comunicar-se e desempenhar as ações de forma efetiva e eficaz, mediada pela interação, participação e diálogo, tendo em vista o bem-estar da comunidade;
V. Liderança com habilidade em interação com as pessoas de forma empática, responsável, comprometida, participativa e dialogada, exercitada com análise dos contextos interno e externo que propiciem identificar obstáculos, oportunidades e potencialidades para a melhoria da organização do trabalho;
VI. Capacidade de trabalho em equipe, com a construção de uma relação ética, solidária e transformadora entre os sujeitos envolvidos e estimulo para formação de parcerias que aproxime instituições, serviços e outros setores envolvidos na atenção integral e promoção da saúde;
VII. Promoção da comunicação, integrando sempre que possível as novas TICs, para interação a distância e acesso a bases remotas de dados;
VIII. Participação social e articulada nos campos de ensino e aprendizagem das redes de atenção à saúde, colaborando para promoção da integração de ações e serviços de saúde nos diversos cenários de atuação;
IX. Atenção contínua, integral, de qualidade, boa prática clínica e responsável, incrementando o sistema de acesso, com equidade, efetividade e eficiência, pautando-se em princípios humanísticos, éticos, sanitários e da economia na saúde; e
X. Construção participativa do sistema de saúde, de modo a compreender o papel dos cidadãos, gestores, trabalhadores e instâncias do controle social na elaboração da política de saúde brasileira;
3 – ÁREA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
I. Comprometimento com seu processo formativo, envolvendo-se em ensino, pesquisa e extensão, levando em consideração as mudanças sociais e científicas que afetam o cuidado e a formação dos profissionais de saúde, a partir de processos de autoavaliação e de avaliação externa dos agentes e da instituição, promovendo o conhecimento sobre as escolas médicas e sobre seus egressos;
II. Autonomia no processo de autoaprendizagem, como forma de construir sua identidade profissional, desenvolvendo a capacidade de “aprender a aprender” de forma permanente e continuada, com identificação de conhecimentos prévios, desenvolvendo a capacidade de formular hipóteses explicativas, buscando a curiosidade, formulando questões e buscando respostas cientificamente consolidadas, ressignificando os conhecimentos e criando a identidade profissional;
III. Aprendizado com autonomia e com a percepção da necessidade da educação continuada, a partir da mediação dos professores e profissionais do Sistema Único de Saúde;
IV. Responsabilidade com o aprendizado interprofissional, por meio da troca de saberes e reflexão da prática com os profissionais da área da saúde, respeitando o conhecimento prévio e o contexto sociocultural de cada um, contribuindo para o aprimoramento da colaboração e da qualidade da atenção à saúde;
V. Experiência e aprendizado em treinamento em ambientes protegidos e controlados, utilizando a simulação de fidelidade baixa, intermediária e alta, como suporte pedagógico, com o objetivo de identificar o erro, avaliá-lo a partir da reflexão e posterior modificação de suas práticas reais, garantindo maior segurança a pessoa sob seus cuidados e favorecendo a educação de profissionais de saúde;
VI. Responsabilidade e compromisso com a educação e treinamento das futuras gerações de profissionais, proporcionando benefícios mútuos entre os futuros profissionais, os profissionais dos serviços, aprimorando a colaboração e a qualidade da atenção à saúde;
VII. Desenvolvimento e realização de ações de educação em saúde, em nível individual e coletivo, voltadas para manutenção de hábitos saudáveis de vida, promoção da saúde e prevenção de doenças;
VIII. Compreensão da importância da preservação da biodiversidade com sustentabilidade no desenvolvimento da atenção integral à saúde, considerando as relações entre o ser humano, o ambiente, a sociedade e as tecnologias, como forma de incorporação de novos cuidados, hábitos e práticas de saúde;
IX. Domínio da língua franca e de uma língua estrangeira, de preferência língua inglesa, para manter-se atualizado com as evoluções teóricas e práticas da medicina, com os avanços tecnológicos da área, para se comunicar com profissionais de saúde de outras partes do mundo e para difundir internacionalmente as conquistas científicas brasileiras.
X. O curso de Medicina possui uma matriz de competência (ANEXO I), documento complementar ao PPC aprovado pelo Colegiado, no qual constam todas as ações chaves e o desempenho esperado do aluno em cada área de competência, observado o disposto no Capítulo II da Resolução CNE/CES nº 3/2014, matriz está amplamente divulgada entre docentes e discentes, sendo norteadora das ações de planejamento da verificação do rendimento dos estudantes e o desenvolvimento do perfil do egresso aqui proposto.
Nome: Prof. Dr. Marcelo Cardoso de Assis
Experiência Acadêmica:
- Doutor em Medicina – Área de Concentração – Neurologia. Universidade de São Paulo (USP). Ano de Conclusão: 2000, Tese: Ecografia Transfontanelar com Fluxo a Cores em Recém Nascidos Prematuros. Orientador: Prof. Dr. Helio Rubens Machado.
- Mestre em Medicina – Área de Concentração – Neurocirurgia. Universidade de São Paulo (USP). Ano de conclusão: 2003. Dissertação: “Medida de Velocidade de Fluxo nas Artérias Cerebrais antes e após o Tratamento Cirúrgico da Hidrocefalia” – Orientador: Prof. Dr. Hélio Rubens Machado.
- Graduação em Medicina – Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG. Ano de conclusão: 1979.
- Especialização em Neurologia – Modalidade: Residência Médica – Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Belo Horizonte – MG. Ano de Conclusão: 1982.
- Especialização em Neurocirurgia – Modalidade: Residência Médica – Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – MG. Ano de Conclusão: 1982.
- Especialista em Neurocirurgia pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e Associação Médica Brasileira.
- Especialista em Neurologia com registro no Conselho Federal de Medicina.
- Especialista em Neurocirurgia com registro no Conselho Federal de Medicina.
Experiência Profissional:
Acadêmica:
- Professor Colaborador – Disciplina de Neuroanatomia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Ano 1980 – Responsável: Prof. Augusto Virgílio Fonseca.
- Professor Colaborador – Disciplina de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais – Ano 1980 e 1981 – Responsável: Prof. José de Araujo Barros.
- Professor concursado da Disciplina de Neurologia do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia – Ano 1986 a 2011.
- Professor Convidado da Disciplina de Neurocirurgia do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) – Período de 1990 a 1994.
- Preceptor de Residência Médica em Neurocirurgia do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. Período de 1986 a 2002.
- Preceptor de Residência Médica em Neurocirurgia do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) – Período de 1995 a 2000.
- Preceptor Colaborador da Residência Médica em Radiologia – Setor de Ultrassonografia – do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia – Período de 1990 a 2008.
- Professor Titular da Disciplina de Clínica Médica e Cirúrgica – Setor de Neurologia – da Faculdade de Medicina da Universidade Presidente Antonio Carlos – Período: desde 2009.
- Preceptor do Internato em Ambulatório Didático de Práticas Médicas – Setor de Neurologia – da Policlínica da Secretaria de Saúde do Município de Araguari e Faculdade de Medicina da UNIPAC – Período: desde 2009.
- Coordenador da Disciplina de Clínica Médica e Cirúrgica da Faculdade de Medicina da UNIPAC-Araguari (MG) – Período: de 2009 a agosto de 2012.
- Coordenador Geral do Internato.
- Avaliador de Artigos Científicos da Revista Médica “Arquivos de Neuropsiquiatria”, revista indexada nacional. Período: desde 1999.
Gestão no Ensino Superior:
- Fundador e Coordenador do Setor de Neurossonografia do Departamento de Radiologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia – Período 1988 a 2008.
- Coordenador da Disciplina de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Período de 1992 a 2002.
- Membro Titular da Banca Examinadora do Concurso de Residência Médica na área de Neurocirurgia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia de Uberlândia (UFU) – Período: 1990 a 2000.
- Presidente da Comissão Julgadora em Concurso Público Docente do Departamento de Cirurgia – Área de Neurocirurgia – da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Realizado no período de 15 a 17 de dezembro de 1993.
- Presidente da Comissão Julgadora em Concurso Público Docente do Departamento de Cirurgia – Área de Neurologia – da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Realizado no período de 15 a 16 de abril de 1996.
- Presidente da Comissão Julgadora em Concurso Público Docente do Departamento de Cirurgia – Área de Neurocirurgia – da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Realizado no período de 15 a 17 de dezembro de 1993.
- Membro da Comissão Julgadora em Concurso Público Docente do Departamento de Cirurgia – Área de Neurocirurgia – da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Realizado no período de 27 a 28 de setembro de 2012.
Não Acadêmica:
- Fundador e Membro da Primeira Diretoria da Associação Mineira de Médicos Residentes (AMIMER) – Belo Horizonte – 1980 a 1982.
- Vice-Delegado do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais – Seccional de Araguari (MG) – 1989 a 1990.
- Diretor Científico da Associação Médica de Araguari – Araguari (MG) – Gestão 1988 a 1990.
- Diretor Clínico do Instituto de Imagens em Medicina em Araguari – Araguari (MG) – Período: 2004 a 2010.
- Diretor Clínico do Centro de Tomografia Computadorizada em Araguari – Araguari (MG) – Período: 2000 a Maio de 2012.
- Médico Assistente do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Período de 1986 a 2006.
- Médico Assistente, Concursado, do Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) – Período de 1989 a 1995.
- Membro do Conselho de Administração do Hospital Santa Casa de Araguari – Araguari (MG) – Período: Desde 2011.
Horário de funcionamento:
Segunda à Sexta das 07h30 às 12h00 e das 13h30 às 17h00
Whatsapp: (34) 993068424
Telefone: 3249-3900 ramal 970
Email: direcaomedicina@imepac.edu.br
Assistente Administrativa: Ana Paula G. da Cruz
Nome: Magda Regina Silva Moura
Titulação: Doutora
Regime de Trabalho: Integral
Tempo na Função: Desde 2024
Doutorado em Programa de pós-graduação em Ciências da Saúde. Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Trajetórias e Fatores associados à Qualidade de vida de mães de pré- termo de muito baixo peso aos três anos pós-parto, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Carlos Henrique Martins Silva.Mestrado em Ciências da Saúde (Conceito CAPES 5).
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Qualidade de Vida em mães de Pré-termos de Muito Baixo Peso, Ano de Obtenção: 2011.
Orientador: Carlos Henrique Martins da Silva.Especialização – Residência médica Pediatra. Ano Conclusão: 1990
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil. Residência médica em: Pediatria e NeonatologiaEspecialização – Residência médica Neonatologia. Ano Conclusão: 1992
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil. Residência médica em: Pediatria e Neonatologia.Graduação em Medicina. Ano Conclusão: 1988
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.Experiência profissional:
Prestação de serviços como Médica Assistência Neonatal Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia, FAEPU, Brasil. 1992-1995
Servidora pública como Médica Assistente Serviço Neonatologia UFU, Carga horária: 40 de 1995 a 2021
Prestação de serviços como Tutora Programa de Assistência Perinatal MG 2014 a 2015
Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Médica Neonatologista UTI Neonatal NEOCENTRO Hospital Santa Catarina Uberlândia MG 1998 a 2012
Docente titular IC Centro Universitário IMEPAC Araguari MG, Brasil. Área Atenção integral à Saúde da Criança desde 2013
Docente adjunta Faculdade IMEPAC Itumbiara GO, Brasil. Área Atenção integral à Saúde da Criança desde 2020
Coordenadora UEI Saúde da Criança – Medicina Araguari de 2018 a 2023
Coordenação adjunta Curso Medicina IMEPAC Araguari de 2022 a 2023
Assistentes Administrativas:
telefone: 3249-3942
Email: medicina@imepac.edu.br