Engenharia Civil - IMEPAC

Engenharia Civil

Engenharia é um curso desafiador! Forma profissionais para transformarem sonhos em realidade. O Engenheiro tem a função de criar algo que não existe, se existe, modificar para que se adapte às necessidades de cada local e cada cliente.

  • 5 Anos
  • Presencial
  • Graduação Presencial

Sobre o Curso

A construção civil é um dos principais termômetros da economia brasileira, por ser um setor que possui grande capacidade de distribuição de renda no mercado e um dos que mais gera impostos para o país. O setor apresenta contínuo crescimento no Brasil considerando o acentuado déficit habitacional existente no país, demonstrando a importância do profissional de Engenharia Civil. As tendências mundiais na área apontam para a necessidade de uma formação alicerçada na sustentabilidade e no compromisso com a sociedade.

O Curso de Engenharia Civil do IMEPAC Centro Universitário tem um currículo alicerçado nesses preceitos, visando a formação de profissionais competentes tecnicamente e responsáveis social e ambientalmente para atender às demandas do mercado local e global.

O currículo do curso engloba cálculo estrutural, construção civil, estradas e transportes, geotecnia, materiais de construção e saneamento, oferecendo atividades teórico-práticas que vão propiciar ao estudante o desenvolvimento das competências necessárias para absorver e desenvolver novas tecnologias, atuar de forma crítica, empreendedora, autônoma e criativa na identificação e resolução de problemas.

O curso conta com uma estrutura de ponta para as práticas necessárias à profissão. As metodologias ativas são incentivadas em espaços como: Laboratórios de Química; Física e Resistência dos Materiais; Mecânica dos Fluidos e Topografia; Desenho Técnico; Laboratório de Informática; e o Espaço Maker. Os alunos também realizam acompanhamento de obras diversas de pequeno, médio e grande porte, visitas técnicas em empresas-referências, e participam de feiras e congressos.

Com uma equipe de professores experientes e uma estrutura com laboratórios totalmente equipados, o ensino é pautado na prática e na preparação dos estudantes para atuarem com segurança e confiança no mundo do trabalho.

 

Laboratórios Especializados do Curso

Duração: 5 Anos
Carga Horária Total: 3700 horas
Turno de Funcionamento: Noturno
Tempo de Integralização: Mínimo 5 anos; Máximo 8 anos
Titulação: Bacharelado

Autorizado conforme Portaria SERES nº 34 de 01/03/2016, publicada no DOU em 02/03/2016

Perfil do Egresso 

O curso de Engenharia Civil, modalidade presencial, tem como perfil profissional o egresso/engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Além da formação técnica, espera-se que o egresso desenvolva sensibilidade sobre as questões sociais, profissionais, legais, éticas, políticas e humanísticas, bem como das questões culturais e ambientais envolvidas no uso das tecnologias e na antecipação estratégica das necessidades da sociedade.

O Curso de Engenharia Civil do IMEPAC contempla um perfil profissional que revela a responsabilidade social de seus egressos e sua atuação técnica e instrumental, articulada com outros ramos do saber, evidenciando o domínio de habilidades e competências inter e multidisciplinares.

– Competências gerais do egresso IMEPAC

O curso de Engenharia Civil, modalidade presencial, do Centro Universitário IMEPAC está organizado de modo a propiciar ao aluno o desenvolvimento das seguintes competências que caracterizam o egresso do IMEPAC:

  1.             Atuar profissionalmente dentro dos padrões éticos e comprometido com a universalidade da vida e o desenvolvimento sustentável;
  2.             Ser responsável social e ambientalmente e consciente de seu papel na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável;

                III.            Conhecer a dinâmica da cidade de Araguari e região, sendo capaz de atuar propositivamente na preservação de seu patrimônio, na melhoria de sua infraestrutura, na segurança de suas vias, visando o bem-estar social.

– Competências específicas

A formação do Engenheiro Civil do Centro Universitário IMEPAC tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:

  1. aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia, sendo capaz de projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
  2. conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
  3. planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
  4. identificar, formular e resolver problemas de engenharia civil;
  5. desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
  6. supervisionar e avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
  7.  comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
  8. atuar em equipes multidisciplinares;
  9.  compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
  10.   avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
  11. avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia civil;
  12.  assumir a postura de permanente busca de atualização profissional;
  13. planejar, projetar e executar obras de estrutura, infraestrutura, estradas e ferrovias, importantes para o desenvolvimento regional;
  14. atuar no gerenciamento de recursos hídricos, saneamento básico e no planejamento de transportes;
  15. projetar e executar construções residenciais, comerciais e industriais, respeitando o meio ambiente e adequando-as às condições culturais, sociais e econômicas da comunidade local;
  16. agir com inteligência emocional, sendo capaz de reconhecer, avaliar e lidar com os seus sentimentos e os dos outros nas relações de trabalho;
  17. dominar os recursos tecnológicos e acompanhar as inovações, utilizando-os como ferramentas para a solução de problemas e melhoria das práticas na área de engenharia civil.

Nome: Raphael Fonseca Dias
Titulação: Mestre
Regime de Trabalho: Parcial
Tempo na Função: desde ago/2018

Experiência Acadêmica e Profissional

  • Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Uberlândia
  • Graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pelo IMEPAC Centro Universitário.
  • Mestre em Estruturas e Construção Civil pela Universidade Federal de Uberlândia.
  • Professor do IMEPAC Centro Universitário (2018 – atual)
  • Professor do Centro Universitário do Triângulo – UNITRI (2014-2016)
  • Responsável técnico – Construtora Unidas (2013-2014)
  • Departamento de orçamento e acompanhamento de obras – Conel Construtora (2010-2013)

Horário de Atendimento da Coordenação 

Segunda-feira 15:00h às 19:00h 

Terça-feira 15:00h às 19:00h

Quarta-feira 15:00h às 22:00h

 

BSC – Gestão do Curso

IMEPAC Centro Universitário

Av. Minas Gerais, 1889 - Centro, Araguari - MG, 38444-128. (34) 99132-6806