Estudantes da Engenharia Civil do IMEPAC realizam visita técnica à usina em Foz do Iguaçu - IMEPAC

Entre os dias 10 e 16 de novembro aconteceu a V Semana de Engenharia do IMEPAC. A programação reuniu alunos, professores e egressos e iniciou com a tradicional competição de pontes de palitos, assim como também a apresentação de trabalhos acadêmicos realizados pelos alunos do curso de Engenharia Civil. No dia 14, o Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Habitação da Prefeitura de Araguari, o arquiteto Glauco Ribeiro, ministrou uma palestra sobre Abertura de Processos Administrativos relacionados à Engenharia.

O ponto alto das atividades foi a visita técnica à Usina Binacional de Itaipu, localizada na cidade de Foz do Iguaçu (PR). Essa é a segunda maior usina hidrelétrica do mundo, constituída de uma imensa barragem com 8 km de extensão e 196 metros de altura. Ela produz energia elétrica para o Paraguai e para o Brasil, sendo que a parte que cabe ao Brasil responde por 24% de toda energia produzida no país. Os profissionais da empresa gestora da usina conduziram uma visita guiada, incluindo o roteiro panorâmico e o acesso à área industrial, passando pela sala de comando central, interior da barragem, galeria dos geradores e eixo da unidade geradora.

Participaram da visita 31 pessoas, entre alunos, professores e um egresso do curso. O objetivo da visita foi proporcionar aos alunos mais conhecimento sobre essa grande obra da Engenharia, observando, na prática, fundamentos da Geotecnia, Hidráulica, Teoria das Estruturas e da própria Construção Civil. “Foi uma experiência importante para os nossos discentes, contribuindo com sua formação profissional e sociocultural, oportunizando o contato com áreas de formação e atuação profissional diferentes daquelas abordadas tradicionalmente”, explica o coordenador do bacharelado em Engenharia Civil, Raphael Fonseca Dias. Além dos conhecimentos adquiridos na visita à usina, os alunos puderam observar as diferenças culturais, arquitetônicas e de infraestrutura entre o Brasil e as cidades fronteiras do Paraguai e Argentina.

A excursão iniciou no dia 12 e contemplou também visitas às Cataratas do Iguaçu, a Puerto Iguazú, na Argentina e à Ponte Internacional da Amizade, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, considerada, na época de sua construção em 1962, um recorde mundial de vão em ponte de concreto armado e arco engastado, com 290 metros.

A aluna Lauren Fernanda Vieira Lemes, do 6º período, conta que visitar as Cataratas foi uma das melhores partes da viagem: “estar naquele lugar fresco me fez refletir sobre o quão linda é a nossa natureza. Conhecer novos lugares, experimentar comidas diferentes, comunicar em outro idioma, conviver com outras culturas e ter a oportunidade de fazer uma visita técnica na usina de Itaipu foi uma experiência única. Sou muito grata por ser estudante no IMEPAC e por termos vivenciado momentos incríveis assim” disse a estudante.