Alunos de Engenharia Civil do Imepac participam da construção do Hospital Universitário Sagrada Família - IMEPAC

A obra contribui para a empregabilidade no setor de construção civil de Araguari.

Entre 2020 e 2021, o setor de construção civil gerou mais de 50 mil vagas de trabalho com carteira assinada em Minas Gerais. No Brasil, no primeiro semestre de 2022, o relatório do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) mostra que o setor foi responsável por mais de 155 mil vagas. Os números atentam para uma movimentação favorável ao setor de construção civil.

Na cidade de Araguari, no Triângulo Mineiro, o Centro Universitário Imepac está investindo cerca de R$ 60 milhões nas obras de construção do Hospital Universitário Sagrada Família, que ocupará uma área de 30 mil metros quadrados, sendo 18 mil metros quadrados de área construída, no Bairro Jardim Botânico. O novo hospital contará com cerca de 330 leitos, 49 UTIs e 20 salas cirúrgicas para receber pacientes do município e região.

A construção do hospital está empregando cerca de 150 pessoas e, atualmente, três alunos e um egresso do curso de Engenharia Civil da instituição estão trabalhando na obra. “O estágio e a inserção dos alunos no ambiente de trabalho são fundamentais para a formação dos nossos alunos e futuros profissionais. No campo, eles acompanham e tornam-se ativos no processo de planejamento, execução e gerenciamento de um projeto. Colocando em prática o que se aprende em sala de aula. Práticas como essa aprimoram as habilidades dos alunos para a rotina em um canteiro de obras e os prepara para o cotidiano profissional. Outro fator importante é o vínculo estabelecido entre a comunidade acadêmica (IMEPAC) e as empresas parceiras”, acredita o coordenador do bacharelado em Engenharia Civil, Raphael Fonseca Dias.

Os alunos passaram por um processo seletivo rigoroso de análise de currículo e entrevista com o Engenheiro de Projetos do Hospital. De acordo com o coordenador Raphael Dias, o IMEPAC possui um Núcleo de Relacionamento, Estágios e Carreira (RECAR), que trabalha diariamente em contato com empresas e organizações para viabilizar a comunicação com os alunos, que são também incentivados a participarem de feiras de oportunidades e empregos.

A estudante do sexto período Fernanda Martins Rodrigues foi uma das selecionadas. “Tem sido um grande aprendizado, nunca tinha trabalhado no campo, só em escritório. Todo dia aprendendo uma coisa nova, é uma experiência e uma oportunidade incrível”, diz. A aluna é uma das 20 mulheres que trabalham na obra, que conta com mais de 100 homens. “Já vi muitas pessoas falando que acham que nós, mulheres, não somos capazes e não deveríamos estar no campo. Que nosso lugar é no escritório. Mas, com essa experiência na construção do hospital, me deparei com muitas pessoas que me ajudam e respeitam o meu trabalho”, afirma Fernanda.

A experiência do egresso Bruno de Oliveira também foi muito positiva. “Entrei na obra do hospital em 2019, animado por participar de algo tão desafiador e de alto nível de complexidade. É uma experiência ímpar na carreira de um engenheiro. Tive a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento do projeto e participar da execução. A equipe nos acolheu e deu todo suporte e supervisão para que pudéssemos desenvolver atividades e liderar frentes de serviço, que se tornaram diferenciais no meu currículo”. No início de 2022 Bruno se graduou engenheiro civil e já está contratado pelo grupo, trabalhando em outras obras na região de Araguari.