O Curso de Ciências Contábeis do IMEPAC tem um currículo com foco na formação de um Contador generalista, capaz de atuar com competência técnica e humana dentro dos princípios éticos, em todas as áreas de atuação do contador.

 

O grande diferencial do curso é a metodologia de trabalho, por meio de projetos integradores e do trabalho em equipe os alunos são estimulados a resolverem problemas reais, promovendo a articulação da teoria com a prática desde o início do curso.

Essa metodologia diferenciada prepara o profissional não só com competências técnicas, mas em especial humanas, consciente da importância de sua profissão para a eficiência das organizações e de seu papel social.

Quero mais informações sobre o curso.

Aguarde...

Faça Ciências Contábeis
no IMEPAC

  • Corpo Docente com reconhecida experiência acadêmica e atuação no mercado.
  • Ambiente que estimula conexões relevantes entre aluno, empresas e sociedade.
  • Metodologias inovadoras, integrando teoria, prática e troca de experiências.

Reconhecido como um dos Melhores Cursos de Ciências Contábeis do Brasil, conforme publicado na revista Exame em 17.07.2017. Numa escala de 0 a 5, o curso de Ciências Contábeis apresentou um excelente desempenho, conquistando nota 4 no ENADE e no CPC (Conceito Preliminar de Curso), uma avaliação feita pelo Inep, órgão do MEC (Ministério da Educação) que é responsável por avaliar a qualidade dos cursos e o desempenho dos alunos do Ensino Superior no Brasil,ficando entre os melhores cursos da região.

1.    SOBRE O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

O Curso de Ciências Contábeis do IMEPAC tem um currículo com foco na formação de um Contador generalista, capaz de atuar com competência técnica e humana dentro dos princípios éticos, em todas as áreas de atuação do contador.

O grande diferencial do curso é a metodologia de trabalho, por meio de projetos integradores e do trabalho em equipe os alunos são estimulados a resolverem problemas reais, promovendo a articulação da teoria com a prática desde o início do curso.

Essa metodologia diferenciada prepara o profissional não só com competências técnicas, mas em especial humanas, consciente da importância de sua profissão para a eficiência das organizações e de seu papel social.

Duração Carga Horária Total Turno de Funcionamento Tempo de Integralização Titulação
Mínimo Máximo
4 anos 3.040 h Noturno 8 semestre 12 semestre Bacharel em Ciências Contábeis

2.    ATO AUTORIZATIVO DO CURSO

Ato Autorizativo Documento Legal Publicação

RECONHECIMENTO

RECONHECIMENTO

Decreto do Governador de 28/03/2006

Nos termos do art. 63, da Portaria Normativa nº40, de 12 de dezembro de 2007, consolidada pela Portaria Normativa nº 23, de 1º de dezembro de 2010, do Ministério da Educação e protocolado no e-MEC sob o nº 200905305.

Renovado Reconhecimento conforme Art. 101 da Portaria MEC nº 23/2017, republicada em 03/09/2018

 

3.    MATRIZ CURRICULAR DO CURSO

Acesse a Matriz Curricular aqui.


4.    PERFIL DO EGRESSO

O Bacharel em Ciências Contábeis formado pelo Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC será capacitado a compreender as questões, técnicas, científicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização, apresentar domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a utilização de inovações tecnológicas, além de revelar capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação.

Para isso, em conformidade com o Art. 4º da Resolução CNE/CES nº 10 de 16 de dezembro de 2004, o curso de Ciências Contábeis, modalidade presencial IMEPAC, possibilitará ao aluno o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:

  1. utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais;
  2. demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil;

III.  elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais;

  1. aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis;
  2. desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão;
  3. exercer suas responsabilidades com o expressivo domínio das funções contábeis, incluindo noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento de seus encargos quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas de sua gestão perante a sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania;

VII.  desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial, revelando capacidade crítico analítica para avaliar as implicações organizacionais com a tecnologia da informação;

VIII.  exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais;

  1. ser um profissional ético, comprometido com a universalidade da vida nos aspectos científico, humanístico, social, político, econômico, cultural e ambiental;
  2. conhecer a realidade local e regional de atuação profissional, estando apto para atuar como contador em empresas de serviços diversos, de comércio, do agronegócio, de produtores rurais e em escritórios de contabilidade, atendendo ao contexto educacional e as demandas locais e regionais da região de inserção do curso.

O egresso em Ciências Contábeis é formado considerando, também, o Art. 25 do Decreto Lei 9295 de 27/05/46 que criou o Conselho Federal de Contabilidade, regulamentado pela Resolução CFC 560/83 de 20/10/83, que descreve as atribuições privativas dos contadores, a saber:

Art. 25 São considerados trabalhos técnicos de contabilidade:

  1. organização e execução de serviços de contabilidade em geral;
  2. escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios, bem como de todos os necessários no conjunto da organização contábil e levantamento dos respectivos balanços e demonstrações;
  3. perícias judiciais ou extrajudiciais, revisão de balanços e de contas em geral, verificação de haveres, revisão permanente ou periódica de escritas, regulações judiciais ou extrajudiciais de avarias grossas ou comuns, assistência aos Conselhos Fiscais das sociedades anônimas e quaisquer outras atribuições de natureza técnica conferidas por lei aos profissionais de contabilidade.

Além dessas competências e habilidades, as atividades desenvolvidas no curso, em consonância com seus objetivos e o PDI, visam a formação de um profissional generalista e pluralista, capacitado para a atuação profissional e para a investigação cientifica na área de ciências contábeis, comprometido com a ética, a universalidade da vida nos aspectos científico, humanístico, social, político, econômico, cultural e ambiental.

Há um planejamento para que o projeto pedagógico do curso seja constantemente acompanhado e avaliado pelo NDE, de forma a manter-se constantemente atualizado, possibilitando, caso necessário, a ampliação de competências e habilidades em função de novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho.

Buscando o cumprimento da legislação, o Curso de Ciências Contábeis, na modalidade presencial, do IMEPAC, contempla um perfil profissional que revela a responsabilidade social de seus egressos e sua atuação técnica e instrumental, articulada com outros ramos do saber, evidenciando o domínio de habilidades e competências inter e multidisciplinares.

5.    COORDENADOR DO CURSO

Nome Titulação Regime de Trabalho Tempo na Função
Érico Roberto Chiovato Especialista Parcial 14 anos
Experiência Acadêmica e Profissional
  • Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da UNIPAC Araguari (1993-atual)
  • Professor da UNIPAC Araguari (1992-atual)
  • Professor da UNITRI – Associação de Ensino do Triângulo (1994-1999)
  • Contador de empresa de prestação de serviços hospitalar (1976- 1986)
  • Contador de Indústrias de Benefícios de Cereais (1992-1994).
  • Perito Judicial na Vara do Trabalho de Araguari, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Vara Cível de Araguari, 1ª e 3ª Vara do Trabalho de Uberlândia, Vara do Trabalho de Paracatu (1990-2012).
  • Membro da 4ª Turma dos Auditores Independentes do IBRACOM-MG. Registrado sob o n.º 2336. (1993-2001)
  • Conselheiro Efetivo do CRC-MG (Conselho Regional de Contabilidade) 1998/2001
  • Presidente da Comissão de Aplicação do Exame de Suficiência CRCMG (2000/2001)
  • Secretário de Fazenda do Município de Araguari, período de 01.01.2013 a 31.12.2016.

6.    CORPO DOCENTE DO CURSO

Docente Titulação Máxima
01 Bianca Borem Ferreira Doutorado
02 César Antônio de Oliveira Mestrado
03 Décio Siciliano Turci Especialista
04 Érico Roberto Chiovato Especialista
05 Everton Hipólito de Freitas Mestrado
06 Geraldo Marcelo Borges Mestrado
07 Lucille Garcia Gomes Mestrado
08 Lucivânia Marques Pacheco Doutorado
09 Mirna Gertrudes Ribeiro Oliveira Doutorado
10 Paula Ariane Freire Doutorado
11 Paulo Roberto de Oliveira Santos Doutorado
12 Rayanne Silva Barbosa Mestrado

7.    LABORATÓRIOS ESPECIALIZADOS DO CURSO

Equipamentos existentes nos Laboratórios de Informática.
DISPONIBILIDADE DO LABORATÓRIO: próprio
ID QT AT CO RE RE/A CA DM
Laboratório de Informática I 01 47

Funcionamento das 7h15 às 12h e das 13h às 22h40min, de segunda a sexta-feira e aos sábados: das 13h às 18h.

 

30 Computadores completos 1/2 40 alunos

10 Bancadas

30 Cadeiras

01 Mesa

01 Rack 8u

02 switch’s 24 portas

01 Ar condicionado

01 TV 60” Ultra HD

Laboratório de Informática II 01 47 Funcionamento das 7h15 às 12h e das 13h às 22h40min, de segunda a sexta-feira e aos sábados: das 13h às 18h

30 Terminais* completos

(*Tecnologia NComputing)

1/2 44 alunos

10 Bancadas

01 Mesa

32 Cadeiras

01 Armário

01 Rack 8u

01 switch 48 portas

01 Ar condicionado

01 TV 60” Ultra HD

Laboratório de Informática III 01 94

Funcionamento das 7h15 às 12h e das 13h às 22h40min, de segunda a sexta-feira

Laboratório com 4 bancadas para notebooks para 5 alunos cada.

30 Computadores completos 1/2

60 alunos

(+ 20 comnotebook)

14 Bancadas

45 Cadeiras

02 Ar condicionado

01 Rack 12u

02 switch’s 24 portas

01 projetor

Laboratório de Informática IV 01 94

Funcionamento das 7h15 às 12h e das 13h às 22h40min, de segunda a sexta-feira.

Laboratório com 4 bancadas para notebooks para 5 alunos cada.

30 Terminais* completos

(*Tecnologia NComputing)

1/2

60 alunos

(+ 20 comnotebook)

14 Bancadas

69 Cadeiras

01 Rack 12u

01 switch 48 portas

02 Ar Condicionado

01 mesa

01 projetor

Laboratório de Informática Móvel I 01 O laboratório móvel é transportado para salas de aulas com mobiliário adequado para trabalhar com notebooks, possibilitando a utilização de metodologias ativas em sala de aula e acesso à internet via rede  wireless. 30 notebooks 1/2 60 alunos Charge Mate (Gabinete) para transporte e carga elétrica dos notebooks
Laboratório de Informática Móvel II 01 O laboratório móvel é transportado para salas de aulas com mobiliário adequado para trabalhar com notebooks, possibilitando a utilização de metodologias ativas em sala de aula e acesso à internet via rede  wireless. 30 notebooks 1/2 60 alunos Gabinete para transporte e carga elétrica dos notebooks
Laboratório de Informática Móvel III 01 O laboratório móvel é transportado para salas de aulas com mobiliário adequado para trabalhar com notebooks, possibilitando a utilização de metodologias ativas em sala de aula e acesso à internet via rede  wireless. 30 notebooks 1/2 60 alunos Gabinete para transporte e carga elétrica dos notebooks

 

ID = Identificação da Instalação; QT = Quantidade; AT = Área Total (m2); CO = Complemento; RE = Recursos Específicos; RE/A = Relação Equipamento/Aluno; CA = Capacidade; DM = Descrição do Mobiliário.

 

8.    FALE COM O COORDENADOR

Contatos Horários de Atendimento

contabeis@imepac.edu.br

Telefone: (34) 3249.3900 – Ramal: 979

9.    SAIBA MAIS

Laboratórios Especializados do Curso

Precisando de uma ajudinha?

Sinta-se a vontade
para entrar em contato conosco

Nossa equipe de suporte, está disponível para tirar todas as suas dúvidas sobre qualquer assunto relacionado aos seus acessos ou sistemas da IMEPAC

Para um contato rápido
Envie um e-mail abaixo para nossa equipe

Newsletter
Saiba tudo sobre o IMEPAC antes de todo mundo.

Receba nossa Newsletter, é só por e-mail, é rapidinho.

Eventos exclusivos, palestras, conteúdo sobre mercado, inovação e educação.

Aguarde...
Precisa de mais ?

Ainda não encontrou o que buscava?
Separamos mais links para você