Ação de alunos de Ciências Contábeis orienta contribuintes sobre doações aos fundos da infância e do idoso - IMEPAC

O curso de Ciências Contábeis do IMEPAC vem desenvolvendo uma ação muito importante em parceria com a Receita Federal do Brasil: a orientação aos contribuintes do Imposto de Renda Pessoa Jurídica, incluindo a divulgação da possibilidade de fazer doações ao Fundo Municipal da Infância e Adolescência e ao Fundo do Idoso. A iniciativa conta com a assessoria do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), formado pelos próprios alunos do curso.

Os alunos têm um papel fundamental nessa ação, que é repassar à população a importância e a relevância dessa possibilidade de doação. A preparação dos universitários contou com a realização de alguns cursos oferecidos pela Receita Federal e também orientações dos professores da graduação.

De acordo com o professor Hugo César Corrêa, a resposta dos contribuintes tem sido muito positiva, visto que grande parte deles não conhecia essa possibilidade de doação. A ação tem o objetivo de aumentar os valores repassados ao Fundo Municipal da Infância e Adolescência e ao Fundo do Idoso, o que acarretará em melhores condições de cuidados oferecidos aos segmentos da população que necessitam dos amparos das instituições de apoio.

Além disso, a ação contribui para o desenvolvimento dos alunos do Curso de Ciências Contábeis, que têm a possibilidade de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula e em cursos oferecidos pela Receita Federal do Brasil. “Também possibilita o desenvolvimento de habilidades de atendimento e comunicação interpessoal. Com isso, o aluno tende a crescer conceitualmente, tecnicamente e como indivíduo”, diz Corrêa.

Os planos futuros para essa ação incluem outras atividades, como atendimento à população para resolução de problemas cadastrais junto ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), abertura, regularização cadastral e baixa de Microempreendedores Individuais (MEI), orientações sobre informações fiscais nas escolas Municipais e Estaduais de nossa cidade, entre outros serviços, que serão disponibilizados de forma gratuita à população.