Manual do Aluno - IMEPAC

Aqui estão todas as informações que você precisa ao se tornar aluno do IMEPAC. Saiba como usar o Portal do Aluno e fazer solicitações, além de conhecer mais sobre os setores. Facilite o acesso à informação usando o menu à esquerda.

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Secretaria

A Central de Atendimento ao Aluno é o órgão responsável pela orientação básica ao aluno no dia a dia, operacionalizando as rotinas acadêmicas e financeiras das unidades de ensino. É o setor onde são solicitados Atestados, Histórico Escolar, Comprovante Acadêmico, Trancamento, Cancelamento, Segunda Chamada, Aproveitamento de Componente Curricular etc.

Além do atendimento presencial, você pode realizar todas as solicitações através do Portal do Aluno, na área de Secretaria.

Acesse o Portal do Aluno

Caso você precise de orientação sobre como solicitar ou acompanhar a sua demanda, entre em contato através dos nossos Canais de Atendimento:

Calendário Acadêmico

Com o calendário acadêmico você tem acesso às datas importantes de cada semestre, podendo se programar para as avaliações, eventos importantes e feriados.

Acesse:

Coordenação Geral

O coordenador do seu curso atua para supervisionar as atividades e o processo de ensino-aprendizagem, criando condições para o desenvolvimento de projetos interdisciplinares, monitoria e prática de extensão, zelando pela garantia do padrão de alta qualidade do ensino.

*Não cabe aos coordenadores a resolução de aspectos financeiros, de sistema e de matrícula, sendo essas atividades da secretaria geral como ponto focal.

Segunda Chamada

Caso você não possa comparecer às avaliações por motivo de doença ou outros impedimentos legais, devidamente comprovados, tem direito à segunda chamada mediante requerimento feito no Portal do Aluno, no campo segunda chamada. O prazo de apresentação do atestado ou documento é de até 48 (quarenta e oito) horas úteis após a data da avaliação alocada no calendário acadêmico.

Reposição de aulas

Em caso de aulas canceladas pelos docentes (por motivo de força maior) ou pela coordenação acadêmica, serão repostas integralmente pelos professores, de acordo com o calendário negociado entre professor e a Coordenação do Curso.

Diploma

O aluno formando, no semestre de conclusão do curso, deverá apresentar a atualização de seus documentos para a colação de grau e emissão de diploma no Portal do Aluno. A Secretaria Acadêmica é a responsável para que todos os procedimentos inerentes à emissão e registro dos diplomas sejam realizados.

Acesse o Portal do Aluno

Programa de Monitoria 

O Programa de Monitoria dos cursos busca proporcionar aos estudantes a participação ativa, efetiva e dinâmica no âmbito de determinada unidade curricular, sob a orientação do docente responsável, propiciando condições para a melhoria no processo de ensino-aprendizagem e rendimento acadêmico.

A Monitoria é uma atividade de caráter pedagógico na formação do estudante para a docência ou pesquisa e, ainda, de cooperação entre professores e alunos nas atividades básicas de uma Instituição de Ensino Superior – IES, tendo como maior empenho a oportunidade da autonomia dos discentes e o exercício da responsabilidade.

Regime Disciplinar

O regime disciplinar adotado visa assegurar e manter a ordem e o respeito, como forma de garantir a convivência harmoniosa na instituição. Os procedimentos são: advertência, repreensão por escrito, suspensão e desligamento do curso.

Entenda mais sobre os procedimentos no Regimento Interno disponível no Portal do Aluno e na Biblioteca da sua unidade.

Acesse o Portal do Aluno

Matrícula

Renovação de Matrícula

Antes do início de cada período letivo, o aluno deve acessar o Portal do Aluno para realizar a renovação da Matrícula. A opção estará liberada durante período de renovação no Portal. Depois, deve assinar o contrato educacional via link recebido no e-mail institucional direcionado pela DocuSign, e pagar o boleto da primeira parcela. Assim, estará matriculado nas disciplinas referentes ao seu período letivo.

Só estará apto para o processo de renovação de matricula os alunos adimplente com as mensalidades anteriores.

Após a conclusão das etapas de renovação serão gerados os valores referentes ao semestre letivo dividido em seis parcelas (semestralidade).

Caso você realize alterações de disciplinas, o valor final sugerido na matrícula será alterado e o acerto financeiro dos valores retroativos serão contemplados no mês subsequente.

Trancamento de Matrícula

Você poderá solicitar o trancamento de matrícula através do Portal do Aluno, respeitando a data limite divulgada no calendário acadêmico. O pedido de trancamento de matrícula será avaliado e o deferimento está condicionado ao aluno regularmente matriculado, adimplente com todas as obrigações financeiras e acadêmicas. O trancamento é valido para o período letivo solicitado e para que você permaneça trancado no semestre seguinte, precisa realizar o processo de renovação de matrícula e solicitar o trancamento novamente, não podendo exceder 4 (quatro) períodos letivos, consecutivos ou não, a contar da sua concessão.

Cancelamento de Matrícula

O aluno poderá requerer Cancelamento de matrícula através do Portal do Aluno. A solicitação será analisada, e após deferimento o aluno perde o vínculo com a instituição, só podendo retornar ao curso através de um novo processo seletivo.

Em caso de falecimento do aluno, a referida circunstância deve ser informada à IES, para que seja efetivado o cancelamento da matrícula, mediante exibição do atestado de óbito.

Acesse: Portal do Aluno

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Órgãos Estudantis

Diretório Acadêmico (DA) ou Centro Acadêmico (CA)

É a entidade legítima e autônoma de representação dos interesses do conjunto de estudantes do Centro Universitário Imepac – Araguari, interagindo com os estudantes e coordenação do curso, através da observação das demandas e em defesa dos direitos dos alunos.

Líderes de Turma

Os líderes de turma são alunos representantes, eleitos pelas turmas de cada semestre. Estes representantes possuem contato direto com a coordenação e a direção para discutirem as demandas das turmas que representam. É importante compreender que todo aluno do curso tem acesso à coordenação e direção, independente da representação de sua liderança eleita, mas, precisará primeiro agendar atendimento com a coordenação.

A liderança de turma é uma atividade reconhecida sob o ponto de vista acadêmico, podendo gerar carga horária de atividades complementares da matriz acadêmica. Tal reconhecimento segue as normativas que estão abaixo:

  • O líder de turma deve ser eleito pela maioria em votação direta. Caso não se consiga um consenso ou quando a coordenação entenda a necessidade, mais de um representante pode ser definido.
  • Pela necessidade de oportunizar o maior número de alunos por turma, o mandato tem duração máxima de DOIS semestres, não renovável.
  • É vedado ao líder de turma trazer demandas individuais de colegas.

Atléticas

As Atléticas do Centro Universitário Imepac – Araguari são desenvolvidas para atuarem com networking, prática de exercícios físicos pelos alunos e integrantes da própria atlética, promoção de ações sociais, além de uma maior integração entre os diferentes perfis de estudantes da universidade.

 

 

Biblioteca

A Biblioteca funciona como extensão da sala de aula e tem por finalidade disponibilizar aos seus usuários recursos e informações técnico-científicos que atendam aos Programas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Além disso, busca desenvolver nos usuários competências que incentivem a autonomia na busca e uso da informação, sendo um espaço dinâmico de produção de conhecimento. A Biblioteca é regida pelo Regulamento Interno Institucional e pelo Regulamento Geral da Biblioteca, disponível para livre acesso nos Portais do Centro Universitário Imepac – Araguari.

A Biblioteca está aberta aos alunos regularmente matriculados, professores e funcionários. Egressos poderão, exclusivamente, consultar e utilizar o material bibliográfico no interior da biblioteca.

 

 

Avaliação Institucional

A avaliação institucional é realizada duas vezes ao ano e representa um processo permanente, planejado, conduzido e realizado de modo que os resultados sejam capazes de promover mudanças pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Em períodos de avaliação, o questionário fica disponível no Portal do Aluno.

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

É realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O Enade e o ENAMED é aplicado periodicamente no último ano do curso aos estudantes concluintes dos cursos de graduação. O cronograma dos exames e os cursos a serem avaliados são determinados, pelo Inep.

Em caso de convocação pelo MEC e não houver comparecimento para o exame, o aluno poderá não colar grau, precisando de liberação junto ao MEC.

Acesso às Tecnologias e Sistemas

 

O Centro Universitário Imepac – Araguari dispõem de tecnologias e sistemas únicos que visam facilitar a vida do aluno.

Acessar a Rede de Internet para IOS
Acessar a Rede de Internet para ANDROID

Informações Gerais

Turnos de funcionamento

As unidades do grupo funcionam de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino, vespertino e noturno, a depender dos horários.

Uso de Nome ou Marca da IES

Se em algum momento o estudante necessitar utilizar o nome, logotipo, telefone, fax e endereços, deve procurar orientação da Coordenação do Curso, uma vez que a utilização sem permissão expressa não está autorizada.

Dicas para uma boa convivência

  • Manter o aparelho de telefone celular desligado durante as aulas ou atividades nos laboratórios;
  • Evitar fazer aglomerações que gerem barulhos nas portas das salas de aula e nos corredores;
  • Respeitar as autoridades, corpo docente e funcionários, responsáveis pelo bom funcionamento das atividades;
  • Zelar pela higiene e organização dos espaços acadêmicos e de convivência;
  • Estabelecer relações cordiais com os colegas, considerando os limites necessários para a instalação de um clima organizacional saudável;
  • Ser solidário e cooperar para o pleno funcionamento da dinâmica das atividades desenvolvidas;
  • Não é permitido fumar em nenhum espaço fechado ou prédio das dependências da unidade, ainda que o espaço do prédio não esteja fechado;
  • Cumprir os prazos estabelecidos e divulgados para entrega de trabalhos acadêmicos, documentos e solicitações, evitando transtornos ou até perda de direitos
  • Não retirar mesas e cadeiras das salas de aulas e tutorias
  • Não retirar os equipamentos institucionais das salas de aulas e tutorias (TV, Cabo, mouse, teclado, CPU);
  • Não consumir alimentos na sala de aula e tutorias;
  • Agendar atividades com o NAD (Núcleo de Apoio Docente) previamente.

Fale conosco

Para esclarecimentos e dúvidas sobre assuntos acadêmicos, financeiros etc., entre em contato com nosso time de atendimento.

Ouvidoria

A Ouvidoria das unidades do Grupo Clariens Educação (Zarns, Unesulbahia e Centro Universitário Imepac – Araguari) é um canal aberto para que você estudante busque um posicionamento da Faculdade sobre assuntos que não tenham sido respondidos pelos trâmites normais da Instituição ou na possibilidade de haver discordância com o encaminhamento dado.

Através deste canal, você poderá tirar dúvidas, realizar sugestões, elogios, contar pra gente o que tá funcionando e o que pode ser melhorado.

Clique aqui e acesse a Ouvidoria



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