Av. Minas Gerais, 1889 - Centro, Araguari - MG, 38440-042.
📞 0800 710 0111
Política de privacidadeO curso de Agronomia do Centro Universitário IMEPAC é pautado no desenvolvimento de condutas e atitudes com responsabilidade técnica e social, promovendo entre os alunos o respeito pela fauna e flora; a conservação e recuperação do meio ambiente; uso sustentável de tecnologias; e raciocínio crítico e reflexivo.
Tornar-se referência em algo é resultado de processos longos e desafiadores, que podem ser encurtados quando se está em um ambiente que já é referência.
O Brasil se destaca no agronegócio, estando hoje no ranking dos 3 maiores produtores mundiais do setor, com faturamentos que crescem a cada ano. O país também conta com grandes empresas de tecnologia e desenvolvimento de pesquisa na área.
No interior de um dos maiores estados do Brasil está Araguari. O município é referência no cultivo de café irrigado, maracujá e tomate e vem se destacando também na produção de soja e milho.
O IMEPAC Centro Universitário utiliza todos os recursos tecnológicos e estruturais para proporcionar ao aluno de Agronomia as melhores experiências práticas do mercado, envolvendo o cotidiano na Fazenda Escola e expandindo os horizontes com os cursos de extensão.
Temos um time de professores altamente capacitados e uma estrutura incrível, que possibilitará ao aluno uma formação teórico-prática com foco no desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para uma atuação segura e eficiente no mundo do trabalho.
O engenheiro agrônomo pode atuar em instituições públicas ou privadas nos diferentes setores que envolvem a produtividade agrícola: gerenciamento de produção rural, engenharia rural, administração e produção agroindustrial, aplicação de novas técnicas de plantio, gestão ambiental e agronegócios, defesa sanitária, cuidado com os animais, dentre outras tantas atividades. Além disso, a área contempla prestação de serviços de consultoria para desenvolvimento de projeto, bem como docência e pesquisa científica.
As possibilidades de atuação do Engenheiro Agrônomo são diversificadas. O mercado de trabalho se mostra aquecido e em busca de mão-de-obra qualificada. Além disso, o Brasil é um grande produtor agropecuário, ampliando o campo de atuação desse profissional.
Duração: 5 Anos
Carga Horária Total: 3620 horas
Turno de Funcionamento: Noturno
Tempo de Integralização: Mínimo 5 anos; Máximo 8 anos
Titulação: Bacharelado
Autorizado conforme Resolução CONSUN 01/2019 de 30/11/2019.
Conforme disposto na Resolução CNE/CES nº 1/2006 e no Projeto Pedagógico Institucional do IMEPAC, o curso de Agronomia está organizado com foco na construção de um perfil de egresso com formação ética, humanística, crítica, reflexiva, generalista, capaz de compreender o contexto local, regional e nacional de maneira sistêmica, permitindo ao profissional a atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
O egresso em Agronomia do IMEPAC terá formação centrada nas Ciências Agrárias para atender indivíduos, grupos e comunidade com visão crítica e reflexiva sobre os problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, atuando com rigor científico e metodológico para a tomada de decisões e desenvolvimento de soluções para os problemas da sua área de atuação, mantendo a ética e valores alicerçados no compromisso com o desenvolvimento sustentável.
O curso de Agronomia do IMEPAC permite ao egresso exercer a função de Engenheiro Agrônomo, pautando-se pelos conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que se direcionam ao desenvolvimento sustentável da agricultura.
Nesse sentido, o Engenheiro Agrônomo do IMEPAC deve apresentar o seguinte perfil profissional:
Com base nesse perfil profissional, ao longo do curso de Agronomia do IMEPAC, espera-se que o egresso desenvolva as seguintes competências e habilidades:
O curso está organizado, também, de modo a propiciar ao aluno o desenvolvimento de competências e habilidades que caracterizam o egresso do IMEPAC e as necessidades locais e regionais, sendo elas:
O currículo do curso está organizado de forma a propiciar a ampliação do perfil do egresso, considerando as demandas emergentes fruto das inovações tecnológicas, científicas e das transformações sociais, especialmente por meio das seguintes unidades curriculares: projetos integradores, atividades complementares, disciplinas eletivas, grupos de pesquisa, atividades de extensão e iniciação científica. Para alcançar um perfil de egresso que atenda às necessidades locais e regionais, organizou-se um currículo que contempla unidades curriculares de contextualização organizacional, que estimulam a aproximação do aluno com o mundo do trabalho desde o início do curso por meio especialmente dos projetos integradores, atividades de extensão e iniciação científica, que favorecem a articulação do perfil do egresso proposto com as necessidades do mundo do trabalho local e regional.
Nome: Natália Silva Oliveira
Titulação: Mestrado
Regime de Trabalho: Parcial
Tempo na Função: maio/2020
Experiência Acadêmica e Profissional
Engenheira agrônoma pela UFU e mestre em produção vegetal com ênfase em fitopatologia pela mesma instituição.
Há doze anos no mercado de trabalho, já atuou na área comercial e desenvolvimento de mercado de grandes empresas do setor de defensivos agrícolas, nas culturas de cereais e algodão nos estados de Minas Gerais e Mato Grosso. Empreendeu no setor de plantas ornamentais, nas áreas de comercialização e produção. Atualmente é coordenadora e docente no curso de Agronomia do Centro Universitário Imepac.
Contatos
natalia.oliveira@imepac.edu.br
(34) 3249-3900
Horários de Atendimento
Segunda, Quarta, Quinta e Sexta – 18h às 22h
https://www.syngenta.com.br/
https://www.basf.com/br/
https://www.bayer.com.br/
http://agronomiaagronomia.blogspot.com/
www.globorural.com
https://elevagro.com/blog/categoria/Agronomia/
https://www.noticiasagricolas.com.br/
https://www.sbea.org.br/
https://abeas.org.br/
http://www.crea-mg.org.br/