Olá caro leitor, falaremos um pouco de uma ferramenta que tem funcionado de forma muito positiva no curso de Ciências Contábeis.
Um dos pilares do projeto integrador é unir várias disciplinas para refletir sobre um único tema. A ferramenta que utilizamos na contábeis é por meio da Metodologia da Problematização (M.P.) com o Arco de Maguerez, que se constitui de cinco etapas:
- Observação da Realidade
- Identificação dos Problemas-Pontos Chaves
- Teorização
- Hipóteses de Solução
- Aplicação a realidade
Com essa metodologia nos projetamos a resultados muito satisfatórios, aqui o aluno é capaz de ser criativo, investigar, aprender e solucionar de acordo com a necessidade do mercado de trabalho.
Por meio da Metodologia da Problematização é possível que os problemas que prejudicam o melhor andamento das atividades na realidade vivida e observada, sejam detectados por meio de um exame atencioso do cenário alvo. O mesmo acontece nas organizações, onde o(s) problema(s) pode estar ligado ao processo produtivo da informação e/ou produto, na forma de execução e, até mesmo, no resultado final. Certamente, um bom diálogo com profissionais experientes e/ou com pessoas com envolvimento na realidade observada, pode ser uma ótima oportunidade de detectar problemas que precisam de solução.
Com as melhorias propostas no trabalho, o gestor teria uma performance mais eficiente na realização de tarefas dentro dos prazos previstos, cumprimento de metas e outros. Outra opção possível, por exemplo, é a apresentação de um artefato e/ou maquete, cartilha, documento, relacionado à proposta de solução do problema enfrentado.
Vale ressaltar que além de motivá-lo à inversão do mercado de trabalho, o aluno é levado ao trabalho em equipe, divisão de tarefas, cumprimento de cronogramas, liderança, interação e o desenvolvimento de outras habilidades. O aluno passa ser o protagonista na busca pelo conhecimento. Cabe ao professor direcionar, orientar e motivar o discente na busca pelo conhecimento. Podemos destacar Bordenave que afirma que “o aluno usa a realidade para aprender com ela, ao mesmo tempo em que se prepara para transformá-la” (BORDENAVE, 1989, p. 25).
Os nossos alunos vão nos surpreender, pode ter certeza!
Por: Prof. Fabiano José Lucas dos Santos