Treinamentos na área de Recursos Humanos são apresentados pelos alunos do 5º período de Administração - IMEPAC

Treinamentos na área de Recursos Humanos são apresentados pelos alunos do 5º período de Administração

 

No início desta semana, os estudantes do 5º período do curso de Administração promoveram treinamento em sala de aula por meio de técnicas que contribuem na formação profissional e também pessoal dos discentes.

As atividades foram realizadas na disciplina Administração de Recursos Humanos (Gestão de Pessoas), ministrada pelo Professor Danilo Moura. “A proposta de trabalho faz parte da ementa: Treinamento e desenvolvimento. A turma teve como tarefa elaborar o treinamento depois de diagnosticar um problema real em alguma empresa. Foram realizados pelos alunos um roteiro de treinamento e a aplicação por meio de uma simulação, que depois será apresentada a empresa”, explicou.

O grupo do aluno Juarez Monteiro Junior apresentou o tema – Gestão de conflitos. “Buscamos uma empresa em Araguari e verificamos que não há interação entre os funcionários, sendo assim trabalhamos nesta área com o intuito de sanar este problema”, destacou.

O treinamento denominado Inteligência emocional teve como intuito oferecer aos estudantes ensinamentos que proporcionam qualidade de vida, dentre eles, saber separar a vida pessoal da profissional, controlando sentimentos e administrando-os.

“O trabalho contribuiu muito para minha formação profissional e também como pessoa, tivemos um conhecimento mais amplo sobre o assunto, e isso ajuda muito o lado pessoal. Ter a oportunidade de repassar este conhecimento para os outros alunos é muito importante pois conseguimos fazê-los refletir sobre as atitudes deles e quais são as atitudes que devem ter para melhorar o trabalho e a vida pessoal”, disse a aluna Paola Angel do Brasil.

O estudante de Administração, Victor Siqueira da Silva, faz parte do grupo que apresentou o trabalho sobre Coaching, que aborda técnicas e ferramentas voltadas para o desenvolvimento humano. “Trata-se de uma área bastante procurada atualmente devido a diversos problemas, incluindo o organizacional e financeiro. Inúmeros brasileiros e também pessoas de outros países como a Inglaterra tem realizado atividades envolvendo este treinamento”, afirmou.

A aluna Liliane Larissa Celestino e o seu grupo apresentou o trabalho sobre Gestão da Carreira Profissional. “Mostramos que para conquistar uma boa carreira, em uma boa empresa, é necessário o planejamento e a preparação, realizar cursos e fazer contatos. Estudamos também sobre a importância do networking, do contato entre as pessoas”, enfatizou.

O tema “Gestão do tempo”, foi abordado pelo grupo da estudante Laura de Freitas Farias Oliveira.  “Elaboramos treinamento sobre como dar conta de toda rotina, do trabalho durante o dia. Muitas vezes acontecem imprevisto e precisamos lidar, por isso a gente ensina de que maneira se pode evitar transtornos por meio, por exemplo, da criação de uma planilha, que nos ajuda a organizar o nosso tempo para conseguirmos contemplar todas as atividades, incluindo o tempo de descanso, sem preocupações com o trabalho”, contou.