Olá leitores, no mundo corporativo atual a gestão de pessoas ganha espaço de destaque como forma de resolver problemas relacionados ao capital mais importante das organizações: seus colaboradores.
Chiavenato (2010) descreve que a gestão de pessoas é uma área da organização que procura manter e desenvolver talentos. Vale salientar que as organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos, e estas mesmas pessoas devem ser consideradas como parceiras da organização.
Os colaboradores, com suas competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), ajudam a organização a alcançar seus objetivos na busca de se obter sucesso no desenvolvimento desses talentos, assim é preciso proporcionar a eles motivação e incentivo constantemente, além de melhores condições de trabalho e recompensas pelo alcance de resultados.
Manter os colaboradores atualizados do que acontece no mercado de seu nicho de atuação, e fortalecer a gestão do conhecimento das organizações são fatores de sucesso que dão destaque e trazem resultados às empresas. Com o treinamento, o indivíduo consegue desenvolver competência que o torna mais produtivo, criativo e inovador, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais e se tornar mais valioso para a empresa.
Um estudo realizado com 500 executivos de negócios e recursos humanos, de empresas presentes em 17 países pela consultoria britânica EF Education First, comprova que “investir no desenvolvimento de colaboradores dá resultado: as empresas entrevistadas que mais oferecem treinamento são propensas a crescer 5% a mais no ano, em comparação com suas concorrentes”. Essa mesma pesquisa aponta que empresas que investem em colaboradores têm 74% mais engajamento.
As pessoas são preparadas para executarem diversas tarefas promovendo oportunidades para o desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas, também, para funções mais complexas e elevadas. Neste instante, o desenvolvimento envolve aprendizagem, que além do cargo atual, prepara as pessoas para acompanharem as mudanças e crescimento organizacional. É voltado para educação e orientação, com foco na formação pessoal e melhoria da capacidade de compreender e interpretar o conhecimento; ele busca alcançar um novo degrau de competência, a partir de reflexão, avaliação e do compartilhamento de conhecimento e experiência dos processos.
Segundo Chiavenato (2010), para que o processo de treinamento aconteça, são necessárias quatro etapas: levantamento de necessidades (diagnóstico), programação de treinamento para atender às necessidades, implementação/execução do treinamento e, por fim, avaliação de resultados. Cabe ao setor de gestão de pessoas o papel fundamental de administrar, planejar, recrutar, selecionar pessoas e principalmente treinar, objetivando o desenvolvimento das competências individuais e coletivas.
As organizações estão cada vez mais se sentindo pressionadas, tanto pelo ambiente externo quanto pelas pessoas com as quais trabalham, para investirem no desenvolvimento humano. É importante e necessário estimular e apoiar o contínuo desenvolvimento das pessoas como forma de manter suas vantagens competitivas, da mesma forma que as pessoas estão buscando o contínuo desenvolvimento para obter maior segurança, quanto a sua inserção no mercado de trabalho.
Algumas organizações ainda apresentam resistências em relação aos investimentos financeiros para treinamento, visto que o retorno não acontece de forma direta, sendo esse um eixo de custo do planejamento orçamentário. Algumas metodologias aceleram o retorno dos investimentos em treinamento, como por exemplo: Roda do Aprendizado, Metodologias 6Ds, Storytelling e On The Job. A metodologia 6Ds destaca-se pela estruturação do treinamento em fases que vão desde o levantamento das necessidades e estabelecimento de objetivos a serem alcançados, até a avaliação final dos resultados obtidos e redesenho dos pontos oportunos detectados durante todo o percurso.
Chiavenato (2010) acrescenta que treinamento é um excelente investimento por parte da empresas, visto que, espera-se que ele ajude as pessoas a serem mais eficientes nas tarefas que executam, diminuem-se os erros e desenvolvem pessoas, potencializando-as. Se o colaborador se sente seguro a realizar suas tarefas cotidianas, a empresa terá resultados mais assertivos. O treinamento e desenvolvimento pessoal, portanto, são ferramentas essenciais para o sucesso de uma empresa.
O treinamento é peça-chave para o desenvolvimento organizacional de uma empresa, visto que o ser humano é o maior capital das organizações, como dito. Pessoas são os patrimônios destas, assim sendo, cabe ao setor de gestão de pessoas promover treinamentos, capacitar seu pessoal para que estes estejam preparados para exercer tarefas com segurança.
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Por: Danilo Faria de Moura
Professor Especialista – Administração / Pedagogia IMEPAC
REFERÊNCIAS
- ARAUJO, L.C, G, de; GARCIA, A. A. Gestão de pessoas: edição compacta. São Paulo: Atlas, 2010. 366p.
- CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3.ed. Rio de Janeiro: Elservier, 2010.