O uso da contabilidade de forma sustentável - IMEPAC

O uso da contabilidade de forma sustentável

Uma das práticas da contabilidade é a geração de relatórios e guias para os clientes, e a tecnologia vem pra unir de forma sustentável as necessidades das trocas de informações entre cliente e empresa contábil. Uma das ferramentas que utilizamos é a disponibilização de relatório e guias no site da empresa contábil, por meio de ambiente com acesso restrito com login e senha.  Por meio dessa ferramenta podemos destacar cinco etapas: 1) acesso restrito e individualizado, 2) agenda tributária atualizada diariamente, 3) alertas de vencimentos e disponibilização de relatórios, 4) solicitação de serviços on-line, 5) feedback do cliente e envio de arquivos digitais.

Com o uso desses processos é possível projetar resultados muito satisfatórios, visto que o cliente é atendido de forma rápida e eficaz com soluções inovadoras. Além disso, identificamos os problemas que atrapalham e/ou prejudicam o melhor andamento das atividades na empresa. O mesmo acontece nas organizações, onde o(s) problema(s) pode estar ligado ao processo produtivo da informação na forma de execução e, até mesmo, no resultado final. Certamente, um bom diálogo com profissionais experientes e/ou com pessoas com envolvimento nos processos que geram a informação da empresa será possível detectar problemas que precisam de solução.

Com as melhorias propostas, o gestor terá uma performance mais eficiente na realização de tarefas dentro dos prazos previstos, cumprimento de metas e outros. Vale ressaltar que, para que a ferramenta seja eficiente para empresas, precisa haver uma mudança na “cultura digital” a fim de que o modelo digital apresentado substitua o modelo de emissão em papel. É importante a viabilidade de novos processos para profissionalização e estarmos cientes sobre as responsabilidades ambientais e sustentáveis.

Além de todas as vantagens, a ferramenta não é exclusiva para grandes empresas, pois há opções para empresas que ainda não estão familiarizadas com esses processos. O uso da tecnologia é uma realidade na contabilidade. No curso de Ciências Contábeis do IMEPAC o aluno poderá conhecer variadas ferramentas tecnológicas que garantem melhor performance e competitividade no mercado de trabalho.

Saber conciliar a gestão com a ferramenta é uma peça-chave para garantir melhores resultados.

Por: Prof. Fabiano José Lucas dos Santos (Professor do curso de Ciências Contábeis do IMEPAC)