Temos visto e acompanhado nos últimos tempos um desenvolvimento e crescimento vertiginoso da internet e suas ferramentas, o que têm afetado substancialmente a forma como as pessoas se relacionam e principalmente como as organizações realizam os seus negócios. Sociedade da informação, era da informação, sociedade do conhecimento, era do conhecimento, era digital, sociedade da comunicação e muitos outros termos são utilizados para designar a sociedade atual. Percebe-se que todos esses termos estão querendo traduzir as características mais representativas e de comunicação nas relações sociais, culturais e econômicas de nossa época (SANTOS, 2012, p. 2).
Neste cenário, este texto tem o propósito de apresentar algumas reflexões a respeito de como os desafios da era digital estão impactando o ambiente e a dinâmica das organizações, e qual o papel do administrador neste novo contexto.
Quando se pensa no perfil ou nos desafios do administrador no século XXI, precisamos nos lembrar de que vivemos em um tempo de mudanças; quarta revolução industrial, de economia 4.0, e nos questionarmos se iremos ficar de fora desta revolução como ficamos na primeira revolução industrial no século XIX. Estamos vivendo em um mundo onde o conhecimento se transformou no principal fator para geração de riquezas. Estamos vivendo em uma sociedade onde a gestão de uma organização não pode ser feita de forma isolada, pois a mesma está inserida em um contexto com vínculos muito fortes com outras organizações e a com a sociedade de uma forma geral. É a administração na era 4.0, é a gestão em rede, e neste contexto, o administrador tem um papel fundamental nesta nova forma de gerenciamento, afinal de contas, as inovações tecnológicas modificaram e continuam modificando o dia a dia da sociedade e das organizações, originando desta forma novas demandas e níveis de eficiência.
Nesta nova era, o desafio principal do administrador será a sua versatilidade e capacidade de lidar com os diferentes problemas e demandas do dia a dia. O papel do administrador deverá ultrapassar as tradicionais habilidades comportamentais como trabalho em equipe, empatia, supervisão de recursos e efetivação de tarefas. Os profissionais serão mais exigidos em relação à interdisciplinaridade, ao conhecimento técnico, e à flexibilidade na medida em que a transformação digital avança nos diferentes segmentos do mercado, procurando direcionar suas estratégias para atender aos objetivos organizacionais e se aproximar do cliente.
Na era 4.0, a demanda de mercado recai sobre profissionais que ofereçam soluções que tragam satisfação para as partes interessadas, como fornecedores, parceiros e consumidores. Este novo administrador deverá pensar de uma forma global de enxergar o mundo e agir de uma forma local, se mantendo informado e antecedendo os fatos que ocorrem fora da empresa, pois é lá que se concentram os fatores determinantes das ações que deverão ser tomadas dentro das organizações. Deverá compreender as estratégias, metas e objetivos das organizações, trabalhando em prol de uma melhoria constante em suas atividades e processos.
Uma vez que a tecnologia a cada momento produz um novo processo ou recurso, os profissionais precisam agregar conhecimentos com uma frequência suficiente para acompanhar as transformações e superar os desafios do dia a dia.
Não existe uma receita pronta ou uma fórmula mágica para o crescimento ou reconhecimento profissional, deve existir sim, estudo e dedicação aliado a uma formação continuada. Desta forma, espera-se que o administrador possa saber interpretar cada momento, antecedendo-se aos problemas e, principalmente, às soluções.
Por: Prof. Luiz José Dumont Teixeira
Curso de Administração do IMEPAC