IMEPAC recebe visita da comitiva do TRF6 e celebra um ano da Unidade de Atendimento Avançado da Justiça Federal em Araguari - IMEPAC

IMEPAC recebe visita da comitiva do TRF6 e celebra um ano da Unidade de Atendimento Avançado da Justiça Federal em Araguari

Marcando um ano de presença em Araguari, a Unidade de Atendimento Avançado da Justiça Federal (UAA) no IMEPAC recebeu nesta semana a visita de uma comitiva do TRF6. A agenda reuniu o presidente do TRF6, desembargador federal Vallisney de Souza Oliveira; o vice-presidente e corregedor-geral, desembargador federal Ricardo Machado Rabelo; e outras autoridades do Judiciário Federal.

A recepção contou com a participação do reitor do IMEPAC, Diego Cunha; do procurador de Justiça e coordenador do curso de Direito, Dr. Marco Aurélio; e do presidente do Hospital Universitário Sagrada Família (HUSF), José Júlio Lafayette, em um momento de diálogo, parceria e reafirmação do compromisso com a comunidade.

A visita teve início com uma reunião no gabinete do prefeito de Araguari, Renato Carvalho, e continuou com um tour pelas instalações do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), onde funciona a UAA. O encontro reforçou a importância da parceria institucional entre o Judiciário Federal e o IMEPAC para garantir atendimento humanizado e facilitar o acesso à Justiça para a comunidade local.

Implantada há um ano em parceria com o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6), a UAA tem como objetivo aproximar o cidadão dos serviços da Justiça Federal, fortalecendo o compromisso com o acesso à cidadania e a promoção da justiça social, ao atender de forma permanente e descentralizada demandas judiciais de Araguari e Indianópolis. Juntos, os dois municípios somam cerca de 120 mil habitantes, que passaram a contar com serviços que antes exigiam deslocamento até Uberlândia.

A UAA funciona como um ponto fixo de atendimento com características de justiça itinerante, vinculado a uma Vara Federal. No local, são realizados atendimentos como atermações no Juizado Especial Federal, perícias médicas, audiências de conciliação e instrução (presenciais ou por videoconferência), consultas processuais, emissão de certidões, entre outros serviços. O uso do processo eletrônico e o trabalho remoto dos servidores da Justiça Federal complementam o atendimento, garantindo agilidade e comodidade para a população.

Além de oferecer o espaço físico para a instalação da Unidade, o IMEPAC reafirma sua missão institucional de contribuir para o desenvolvimento social de Araguari, ao integrar ensino, pesquisa, extensão e serviços de cidadania. Ao longo deste primeiro ano de funcionamento, a UAA consolidou-se como um marco para a cidade, aproximando a Justiça Federal dos cidadãos, reduzindo custos de deslocamento, agilizando procedimentos e promovendo inclusão social. O IMEPAC, assim, reafirma seu papel como agente transformador na região, fortalecendo o compromisso com a formação de qualidade, o serviço público e a cidadania.