IMEPAC realiza o I Fórum para Desenvolvimento Sustentável: por uma Agenda Global - IMEPAC

A ação tem o objetivo de ampliar a visão de mundo, levantar novas reflexões e fomentar ideais de igualdade e de respeito mútuo.

O IMEPAC realizou, na última semana, o I Fórum para Desenvolvimento Sustentável: por uma Agenda Global, evento presencial e on-line que reuniu pesquisadores, professores e estudantes para palestras sobre temas como Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável e Globalização. A atividade, promovida pelo CEPEC (Coordenação de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Cultura), foi destinada às turmas de 7º e 8º períodos de Administração e Ciências Contábeis, 9º e 10º períodos de Direito e Psicologia e demais alunos interessados em aprofundar o conhecimento multi e transdisciplinar e potencializar o currículo com atividades complementares.

Para a coordenadora do CEPEC, Lucille Garcia, a experiência foi muito positiva porque conseguiu abordar temas que ampliam a visão e, principalmente, possibilidade de transformação de mundo. “Alcançamos nosso propósito inicial de trabalhar com algumas turmas específicas que estão no último ano de vida acadêmica, mas estou muito satisfeita, pois nós tivemos uma livre adesão por parte de outros grupos de alunos. Visto que os temas são extremamente importantes para a formação do aluno, para que sejam agentes ativos do processo de transformação e promoção de uma sociedade sustentável, mais justa e equitativa”, diz a coordenadora.

No primeiro dia, o assunto debatido foi Direitos Humanos, espaços de luta, de dignidade e desenvolvimento, ministrados pela pesquisadora e fundadora da ONG Taare (Trabalho de Apoio a Migrantes Internacionais), Kelly Karoline Ferreira Moraes de Sá, e o professor de Direito da Universidade Pitágoras de Uberlândia, Rogério Gonçalves. No dia seguinte, o tema foi Globalização, e redefinição dos espaços e relações, com as convidadas Fernanda Ribeiro, Engenheira Florestal na área de Sustentabilidade da LD Celulose, e Aparecida Teixeira de Morais, consultora de RH, Coach e Mentora.

Entendo que são temas que aumentam nossa potência e capacidade de transformar e atuar no mundo e permitem novas reflexões. Uma das missões do IMEPAC é capacitar nossos alunos para uma formação para além da técnica, que seja integral, humana, global, responsável e que contribua para transformar positivamente vidas”, ressalta Lucille. A coordenadora espera poder realizar outras edições do fórum, dados os contatos, as inter-relações criadas com os agentes que vivenciam as temáticas, e ao interesse demonstrado pelos estudantes.

Para quem não pôde participar, os conteúdos das palestras estão disponíveis no YouTube.

Direitos Humanos, espaços de luta, de dignidade e desenvolvimento

Globalização, e redefinição dos espaços e relações