IMEPAC realiza curso preparatório intensivo para alunos de Medicina, visando ao ENADE - IMEPAC

O Centro Universitário IMEPAC, referência na formação de médicos na região, realizou, no último fim de semana, um curso preparatório intensivo de três dias para alunos do 11º período de Medicina, visando ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

O curso, ministrado por docentes da graduação, teve como objetivo reforçar as matérias e ampliar a preparação dos alunos para a prova, que é um dos referenciais de avaliação da qualidade do ensino da faculdade. O ENADE avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Os workshops promovidos durante o fim de semana permitiram aos alunos observarem estudos de casos e praticarem o atendimento, avaliando as hipóteses diagnósticas. As disciplinas de clínica médica, cirurgia, semiologia e raciocínio clínico foram reforçadas, além de uma visita ao hospital e simulação. “Nosso objetivo é preparar os alunos do 11º período para as provas de fim de curso e de residência”, explica Maria Inês Ferreira, professora de Raciocínio Clínico.

Para o aluno Cayo Rodovalho Nascimento, o ENADE compõe um dos referenciais de avaliação da qualidade do ensino da faculdade e, portanto, é de suma importância dar uma atenção especial a uma preparação para realizar a prova. “Diante disso, estimular os alunos a se prepararem, propondo as atividades que estão sendo realizadas com docentes capacitados e preparados, é fundamental para o crescimento individual e global do aluno e, com certeza, fará diferença no resultado final”, diz.

“Fizemos o curso para preparar para a prova do ENADE, consolidar os ensinamentos, identificar áreas que precisavam de um reforço e aprimorar a formação e o conhecimento dos alunos, para deixá-los mais seguros e preparados para enfrentar a residência e o mercado de trabalho”, comenta Vanessa Lemos, professora de Semiologia. A iniciativa da faculdade em oferecer o curso preparatório intensivo foi muito bem recebida pelos alunos, como afirma Daniela Jacó Fernandes: “Conseguimos preencher qualquer lacuna que houvesse em nosso conhecimento, uma vez que faremos uma prova importante em breve. Foi fundamental ter o empenho da nossa faculdade para suprir nossa necessidade. O curso foi muito enriquecedor”.

A graduação em Medicina do IMEPAC é baseada em competências e tem diversas metodologias ativas de ensino-aprendizagem na estrutura curricular, destacando-se o uso de ferramentas para grandes e pequenos grupos, oficinas de trabalho e simulação realística. A simulação é um dos pilares do curso e tem por base o aprendizado experiencial vivenciado pelos estudantes, bem como treinamento de habilidades técnicas e de soft skills.

O Centro de Simulação Realística do IMEPAC é o maior da América Latina e conta com tecnologia de ponta. Além disso, o IMEPAC Araguari é filiado, com exclusividade no Brasil, ao Center for Medical Simulation (CMS), instituição americana situada em Boston – MA, que conta com diversos Faculty da prestigiada Harvard Medical School.