IMEPAC participa do "Projeto Formação Médica para o Brasil" - IMEPAC

IMEPAC participa do “Projeto Formação Médica para o Brasil”

Nos dias 1 e 2 de agosto, realizou-se, na cidade de Belo Horizonte, a oficina “Projeto Formação Médica para o Brasil: onde estamos e para onde vamos? Um olhar comprometido com a responsabilidade social no século XXI”, organizada pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) em parceria com o Ministério da Saúde (MS), o Ministério da Educação (MEC) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O evento contou com a participação de representantes das entidades organizadoras, do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG), de docentes, discentes e gestores de escolas públicas e privadas, principalmente da área de abrangência da Regional MG.

O Centro Universitário IMEPAC foi representado pelos Docentes Ivana Cardoso de Melo e Marcos Paulo de Sousa e pela estudante Agatha Amanda Nogueira Soths. As discentes Bárbara Novais Prado Machado e Maria Fernanda Ribeiro Carrijo, também do IMEPAC, participaram representando a regional ABEM MG.

Na abertura do encontro, a Vice-Presidente da ABEM, Dra. Denise Herdy Afonso, apresentou a “Relatoria da 1ª Oficina Nacional” que ocorreu em dezembro de 2023, esclarecendo que o “Projeto Formação Médica para o Brasil: onde estamos e para onde vamos?” visa dar voz às Instituições de Ensino Médico ao discutir as tendências para a educação médica. Ao mesmo tempo, frisou que, devido à urgência e importante do debate, o projeto foi estendido a todas regiões do Brasil para discutir a formação médica, trazendo possibilidades para (re)construção das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos Cursos de Medicina, a serem publicadas ainda 2024.

A programação do encontro integrou temas referentes ao processo de construção histórica das DCNs. Inicialmente, foram realizadas as discussões em grupos com os temas “Conhecimentos prévios sobre o processo de construção das DCNs 2001”; “Análise das DCNs 2014, identificando as contribuições para sua revisão”, “Refletindo sobre os critérios e indicadores de qualidade da escola médica”.

As oficinas foram planejadas empregando estratégias de trabalho em grupo, especialmente a world café, após as quais ocorriam discussões entre todos os participantes em plenárias, com o compartilhamento, síntese e construção dos produtos finais. Ao final do 2º dia, ocorreram a Avaliação do Evento  e a Plenária Final.

Profª Ivana ressaltou a importância do IMEPAC fazer parte desse momento histórico acerca dos rumos da novas DCNs 2024 para o Curso de Medicina. Ao mesmo tempo, o Prof. Marcos Paulo sublinhou que as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Medicina, que brevemente serão reeditadas, devem qualificar ainda mais a formação médica, com um olhar mais atento para as necessidades da população, a responsabilidade social e os desafios da saúde pública.

Da esquerda para a direita – Prof. Marcos Paulo (IMEPAC – Delegado Institucional ABEM MG), Profª Ivana Melo (IMEPAC) e Profª Denise Herdy Afonso (Vice-Presidente ABEM).
Da esquerda para a direita – Prof. Marcos Paulo (IMEPAC – Delegado Institucional ABEM MG), Profª Oscarina Ezequiel (Delegada Educadora ABEM MG), Profª Ivana Melo (IMEPAC) e Profª Alessandra Ribeiro (Diretora Regional ABEM MG).
Da esquerda para a direita – Prof. Marcos Paulo (IMEPAC – Delegado Institucional ABEM MG), Discente Bárbara Machado (Delegada Educanda ABEM MG), Discente Maria Fernanda Carrijo (Delegada Educanda ABEM MG), Discente Ágatha Soths (IMEPAC), Profª Ivana Melo (IMEPAC) e Profª Oscarina Ezequiel (Delegada Educadora ABEM MG).