IMEPAC inaugura Clínica Veterinária e o maior Centro de Simulação Realística da América Latina em Araguari

IMEPAC inaugura Clínica Veterinária e o maior Centro de Simulação Realística da América Latina em Araguari

Mais de 800 pessoas estiveram presentes na cerimônia que abriu oficialmente as portas de dois grandes empreendimentos que colocam o IMEPAC, e Araguari, no cenário nacional e internacional de educação e saúde.

 

A noite de segunda-feira, 25 de março, marcou a inauguração de um complexo que abriga o Centro de Simulação Realística de Medicina Reitor Bonifácio Andrada, o maior da América Latina, e a Clínica Veterinária Alaor de Oliveira, em Araguari, no Triângulo Mineiro. O evento teve início às 19h, na Avenida Minas Gerais, 90, Centro de Araguari. Várias autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário locais e regionais compareceram.

Mais um arrojado empreendimento do IMEPAC, que motivado por melhorias permanentes na infraestrutura e excelência da qualidade do ensino ofertado e seguindo os preceitos da missão, visão e valores institucionais findados, abre as portas para atender a comunidade acadêmica, araguarinos, moradores das cidades vizinhas, e pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo, cumprindo um importante papel social e educacional.

Reconhecida a excelência da faculdade pelo Ministério da Educação, o IMEPAC recebeu o conceito máximo, nota 5, na avaliação feita pelo MEC em fevereiro.  A conquista atesta a qualidade da instituição e o comprometimento de toda equipe em oferecer à comunidade serviços de qualidade, colocando Araguari e região cada vez mais em evidência no cenário nacional e internacional.

Centro de Simulação Realística Reitor Bonifácio Andrada

No total são mais de 4.350m² que constituem um espaço amplo e moderno. Só o Centro de Simulação Realística Reitor Bonifácio Andrada conta com mais de 2.000m² de área construída. O Centro reproduz o ambiente de um hospital real, com aparelhos de última geração, além de consultórios, enfermaria e salas de cirurgia. O grande diferencial é que os “pacientes”, na verdade, são manequins capazes de reproduzir inúmeras situações de complicações médicas, desde sons e movimentos, até sintomas de enfermidades.

“São bonecos que têm uma fidelidade de cerca de 95% com um corpo humano real. Podemos notar que a textura da pele é bem parecida, e o peso também. É possível comandá-los de um tablet ou smatphone, e conseguimos reprogramá-los no meio de uma atividade se for preciso, alterando níveis de complexidade no paciente simulado”, explicou o diretor do curso de medicina, Dr. Marcelo Cardoso.

Dessa forma, os alunos aprendem desde os primeiros anos de estudo a dar diagnósticos mais precisos e são confrontados com as experiências que viverão no exercício da profissão.

“Assim, tratamos o erro como um método de aprendizado e não como punição. Num ambiente preparado de simulação é possível repetir o procedimento quantas vezes forem necessárias até atingirmos um nível de excelência do aluno, ou do profissional, e como consequência disso, vem a melhora da qualidade dos serviços prestados pelo médico”, completou o coordenador do curso de medicina, Dr. Henrique Pierotti Arantes.

É importante destacar que os investimentos feitos pelos IMEPAC para este empreendimento vão muito além da infraestrutura.

“Durante um ano os professores se prepararam, foram para Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e estudaram com os maiores nomes da Simulação Realística no mundo. É um investimento que nós fizemos para melhorar a qualidade do ensino da área da saúde”, disse o Diretor Executivo do IMEPAC, José Júlio Lafayette.

Estima-se que, por dia, cerca de 500 alunos estudarão no Centro de Simulação Realística Reitor Bonifácio Andrada. Além dos alunos, o Centro ofertará também cursos de reciclagem e aperfeiçoamento para profissionais da área da saúde. A primeira parceria firmada, antes mesmo da inauguração do Centro, foi com o CISTRI/SAMU. Os profissionais que trabalham na urgência e emergência em mais de 25 municípios da macrorregião do Triângulo Norte.

Todo o esforço empreendido pela instituição na construção de um Centro de Simulação de referência também já vem sendo reconhecido pela comunidade médica internacional. Entre os dias 30 de abril e 03 de maio, o espaço será palco de um curso oferecido por pesquisadores norte-americanos, voltado para a formação de instrutores habilitados a oferecer ensino em simulação médica. É a primeira vez que a equipe do Center for Medical Simulation de Harvard vem à América Latina para ministrar aulas e capacitar profissionais.

Mais informações de como se inscrever, clique aqui.

Clínica Veterinária Alaor de Oliveira

 A Clínica Veterinária é outra parte importante do empreendimento. Com quatro consultórios, sala de raio X, ultrassonografia e laboratório, o espaço tem capacidade de atender cerca de 40 animais todos os dias em consultas. O centro cirúrgico, construído em formato de auditório é vedado com vidros, o que permite que parte dos alunos, junto com professores realizam procedimentos cirúrgicos, enquanto outra parte acompanha com clareza e nitidez. As duas mesas cirúrgicas darão agilidade, permitindo que dois procedimentos sejam feitos ao mesmo tempo.

Segundo a coordenadora do curso de medicina veterinária.

Danielle Vitorino, “a expectativa é conseguir operar até oito animais em um dia de grande fluxo. A princípio o horário de funcionamento da clínica será das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e a estrutura vem complementar a qualidade do curso de medicina veterinária, além da prestação do serviço para a comunidade”.

Todos os equipamentos já foram adquiridos, e a clínica atenderá em primeiro momento o Canil Municipal de Araguari, cuidadores de animais, que poderão realizar o cadastro na Clínica, e pessoas com baixa renda. Os atendimentos e procedimentos não vão gerar nenhum custo ao município, e no caso do atendimento às pessoas com baixa renda, o custo será apenas dos materiais gastos nos procedimentos.

“A demanda para cuidados com os animais em situação de abandono não é só de Araguari, inclusive já existem outros municípios em contato conosco para poderem trazer animais para cá, mas por enquanto queremos nos dedicar a Araguari e zerar a demanda daqui. Acredito que até no final deste primeiro semestre vamos conseguir fazer todas as castrações que hoje, o poder público infelizmente não consegue atender sozinho, depois teremos condições de atender outros lugares”, explicou José Júlio Lafayette.

A clínica fica na Av. Minas Gerais, 90, no Centro, e o horário de funcionamento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.