IMEPAC apresenta “Círculo completo” - Ferramenta de apoio a profissionais da saúde - IMEPAC

IMEPAC apresenta “Círculo completo” – Ferramenta de apoio a profissionais da saúde

A pandemia da COVID-19 está acarretando forte pressão nos profissionais e sistemas organizacionais. As equipes de saúde a cada dia enfrentam novos desafios, como o aumento da quantidade de casos, falta de EPIs, estresse dos trabalhadores e sobrecarga de trabalho.

Diante disso, na noite da última quinta-feira, 30 de abril, o coordenador do curso de Medicina do Centro Universitário IMEPAC fez uma apresentação online acerca de uma ferramenta de apoio aos profissionais de saúde. Trata-se de um sistema de comunicação e aprendizado adaptativo com 3 atividades fundamentais: 1) Briefings (encontros) no início dos plantões, dias ou atividades; 2) Conversa dinâmica de apoio entre colegas durante o trabalho (#conversadeapoio) e 3) Debriefings (encontros) próximo ao final dos plantões, dias e episódios de cuidados complexos.

Esta ferramenta foi desenvolvida pelo Center for Medical Simulation de Boston – MA e teve sua tradução para o português autorizada, através da equipe do IMEPAC.

Participaram desta reunião feita pelo Dr. Henrique principalmente profissionais de saúde de mais de 14 instituições de diferentes estados brasileiros.

Apoiar a saúde psicológica dos profissionais de saúde da linha de frente que atuam no enfrentamento a COVID-19 é uma responsabilidade prática e ética do Centro Universitário IMEPAC.

Se você estiver interessado em mais informações, escreva-nos!