Um dia especial e de emoção para quem já trabalha de forma minuciosa no cenário da saúde. Esse foi o sentimento que o evento Café e Prosa despertou nos convidados presentes.
O evento Café e Prosa, realizado no dia 22/06, foi marcado com um gostinho de satisfação, esperança e realização, isso porque ele foi realizado em um cenário super especial, o HUSF. O evento reuniu mais de 130 profissionais da rede Municipal de Saúde, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, odontólogos, assistentes sociais e agentes comunitários de saúde.
A Atenção Básica, ou Atenção Primária à Saúde (APS), refere-se ao atendimento inicial do paciente. Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para os níveis de atendimento mais complexos. A atenção básica funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, desde os mais simples até os mais complexos.
Além dos profissionais da APS, estavam presentes também nosso diretor de graduação e pós-graduação do Curso de Medicina, Prof. Dr. Marcelo Cardoso, o Diretor Geral do HUSF, Coronel Vinícius Rodrigues, a Coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS) e docente do Curso de Medicina, Dra. Marislene Nunes e membros da Prefeitura Municipal de Araguari, como Soraya Ribeiro de Moura, Secretária Municipal de Saúde, e os Subsecretários de Saúde, Riberto de Souza e Laura Mendonça.
A Dra. Marislene conduziu o início do encontro, dando boas-vindas a todos os participantes e agradecendo ao corpo de gestores do HUSF pelo honroso convite. Dra. Marislene relatou a imensa emoção em conhecer as instalações de um dos maiores empreendimentos da área da saúde, que será o maior presente para os profissionais e para a população de Araguari em relação à assistência à saúde, considerando que a APS é a responsável pela organização do cuidado aos pacientes na Rede de Atenção à Saúde (RAS).
Inovações tecnológicas, tipos de especialidades médicas e procedimentos que serão realizados no HUSF foram temas abordados por Dr. Marcelo Cardoso, que destacou o grande impacto desse empreendimento de saúde na resolução de problemas cruciais e crônicos dentro da rede municipal e regional, especialmente em relação às demandas e necessidades dos usuários do SUS.
O Presidente do HUSF e Reitor do Centro Universitário IMEPAC, José Júlio Lafayette, reforçou a importância da Atenção Primária no contexto municipal e descreveu, de forma emocionante, a trajetória do sonho e do contexto de construção do Sagrada Família, que conta com a melhor tecnologia do mundo e é composto pelas melhores práticas de saúde, embasadas em evidências científicas, priorizando a segurança do paciente e a resolutividade.
Olhares atentos e expectativas a mil foram observados em cada convidado que estava presente. O grupo foi conduzido pelos gestores do HUSF para um tour pelas instalações do hospital, incluindo o centro cirúrgico, UTIs, hemodinâmica, enfermarias, leitos e sistema de climatização. Ao final, foi oferecido, de forma muito gentil, um delicioso lanche para todos, e nesse momento os profissionais tiveram a oportunidade de conversar, trocar ideias e, é claro, registrar esses momentos incríveis por meio de fotos e vídeos
Ana Carolina, médica da APS, relata o quanto foi incrível e maravilhoso saber sobre o atendimento que o HUSF vai oferecer para Araguari e região, além de expressar sua ansiedade com a inauguração, pois assim poderá encaminhar seus pacientes para um dos melhores hospitais do país.