Na oportunidade, foi servido um café da manhã, bem como foi feita uma breve apresentação sobre as expectativas da inauguração do HUS. Na sequência, foi feita a entrega dos jalecos e, para finalizar, os alunos realizaram um tour pelas dependências do HUSF.
O Presidente do HUSF e Reitor do Centro Universitário IMEPAC, José Júlio Lafayette, reuniu-se com docentes e alunos do 1° período do curso de Medicina para um momento ímpar na jornada acadêmica dos graduandos, a cerimônia de entrega do jaleco, que aconteceu no anfiteatro do HUSF.
O jaleco é um importante equipamento de proteção individual, porém, para muitos, a sua simbologia e função vão muito além, sendo considerado um manto, um escudo que vai acompanhar todas as fases da carreira médica.
O Presidente do HUSF e reitor do IMEPAC, José Júlio Lafayette, destacou a importância da cerimônia de entrega dos jalecos. Para ele, é um momento único e marcante na vida dos alunos. Ressaltou também que esses alunos, do 1° período de Medicina, vão ser privilegiados, pois vão atuar de forma efetiva no HUSF, desde o início até o fim da graduação. Eles poderão desfrutar de em uma estrutura inédita e super moderna que contribuirá positivamente na formação e concretização do sonho de se tornar um excelente profissional médico. O Reitor enfatizou a essência do Centro Universitário IMEPAC, destacando o seu DNA intrínseco voltado para as questões sociais. O ensino oferecido pela Instituição é fundamentado na cultura do respeito, humanização e amor ao próximo, requisitos essenciais para construir uma sociedade mais justa e melhor para se viver.
O HUSF realmente é uma estrutura impressionante, e conta com uma ala acadêmica dedicada para os alunos, sendo composta por entrada exclusiva, elevadores, anfiteatro para 120 lugares, centro de simulação realística (programadas para aulas e treinamentos de simulação de situações intra-hospitalares), lanchonete e espaços agradáveis para o bem-estar dos alunos.
O Doutor Marcelo Cardoso de Assis, professor do curso de Medicina do IMEPAC, e responsável por contribuir com o HUSF por meio de seu conhecimento e profissionalismo, afirma que os alunos estão tendo a grande oportunidade de desfrutar da máquina que é o HUSF, visto que é um projeto de excelência que cumpre um papel fundamental na formação médica. Não faltam predicados para definir toda a estrutura e modernidade que ele vai oferecer. Destaca-se, também, que o HUSF possui o maior número de leitos de UTI pediátrica de Minas Gerais.
“Hoje é dia de celebrar uma das conquistas em ter passado no vestibular de Medicina, o jaleco representa proteção para os médicos e os demais profissionais de saúde, mas ele tem um grande papel que é despertar um sentimento de amor, cuidado e respeito com o paciente. Desejo a todos vocês uma jornada de sucessos e conquistas” , palavras da Doutora Maria Regina Franco Ribeiro Gasparin, coordenadora do curso de Medicina.
Samuel Caixeta, aluno do 1° período de Medicina, sente-se muito honrado em fazer parte desse momento, para ele é um dia muito especial na construção da sua formação médica, o sentimento é de gratidão em conhecer e fazer parte do HUSF, visto que o Sagrada Família vai despertar uma nova era no nosso futuro médico.
Ao final da entrega dos jalecos, os alunos fizeram um tour pelas dependências do hospital. Foi nesse momento que o sentimento pulsou ainda mais intensamente, uma vez que eles terão a oportunidade de atuar no maior hospital universitário do país.