Análise e Desenvolvimento de Sistemas - IMEPAC

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O mercado de trabalho vem se ampliando para os profissionais formados em ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS, sendo uma profissão com um imenso espaço a ser ocupado no mercado atual com maiores perspectivas ainda num futuro próximo. Focado nessa intrincada rede de informações e comunicações, somente o profissional com essa formação terá condições de entender, gerar significações, produzir novos produtos e sistemas e encontrar as soluções adequadas para eliminar/aproximar cada vez mais as fronteiras deste imenso universo do conhecimento.

• 5 semestres
  • Presencial
  • Graduação Presencial

Sobre o Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do IMEPAC Centro Universitário é um curso rápido e essencialmente prático, tendo como principal objetivo a preparação do profissional para atuar na área de sistemas.

O currículo do curso está organizado de forma a proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao profissional para analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação, com uma visão responsável sobre o impacto das tecnologias na sociedade e no mundo do trabalho.

As atividades teórico-práticas do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IMEPAC propiciam ao estudante uma visão sistêmica, crítica, estratégica e criativa das necessidades da sociedade e das organizações, de forma a propor soluções viáveis na área de análise e desenvolvimento de sistemas computacionais.

Se a área de tecnologia já se mostrava essencial e crescia exponencialmente, com a pandemia ficou ainda mais evidente sua importância. Foi a tecnologia que permitiu às pessoas se manterem conectadas, que mediou a continuidade do trabalho e da educação de forma remota, impulsionou comércio e serviços na modalidade on-line, amparou a continuidade das pesquisas, dentre tantas outras contribuições. E é com essa visão contemporânea e global da importância da tecnologia para a sociedade, que as atividades do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas são planejadas e implementadas.

Laboratórios Especializados do Curso

Duração: 2,5 Anos
Carga Horária Total: 2100 horas, sendo 2000h de conteúdos teóricos e práticos e 100h de Atividades Complementares
Turno de Funcionamento: Noturno
Tempo de Integralização: Mínimo: 5 (cinco) semestres / 2,5 (dois e meio) anos; Máximo: 8 (oito) semestres / 4 (quatro) anos
Titulação: Tecnólogo

Reconhecido conforme Portaria
SERES nº 369, de 15/08/2019, publicada no DOU de 20/08/2019.

O egresso do CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IMEPAC, será um profissional com sólida formação técnica e humana, com uma visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, apto a analisar, projetar, documentar, desenvolver, especificar, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação, bem como trabalhar com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas, utilizando de raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação, ferramentas da Engenharia de Software e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais.

Além da formação técnica, o egresso terá consciência e conhecimento das questões sociais, profissionais, legais, éticas, políticas e humanísticas, bem como das questões culturais e ambientais envolvidas no uso das tecnologias da computação e no atendimento e na antecipação estratégica das necessidades da sociedade, comprometido com a universalidade da visa nos aspectos científico, humanístico, social, político, econômico, cultural e ambiental e com a comunidade onde está inserido.

Nome: Cristiane Divina Lemes Hamawaki
Titulação: Mestre
Regime de Trabalho: 20 horas
Tempo na Função: 04 anos

Experiência Acadêmica:

Desde 2006: Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – IMEPAC. Professor Titular;
De2010 a 2011: Centro de Ensino Superior de Catalão – CESUC. Professor Titular;
De 2006 a 2010: Universidade de Uberaba – UNIUBE. Professor Titular;
De 2005 a 2006: Faculdades Associadas de Uberaba – FAZU. Professor Titular.

Experiência Profissional:

Desde 2005: Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD. Membro CIEA MG – CIEA AP/T;
Desde 2004: Tecnologia Consultoria Pesquisa Agrícola Melhoramentos Ltda – GENETICSEEDS. Sócio Proprietário.
Desde 2005: Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Planejamento, implantação e implementação do setor de Informática do Convênio de Melhoramento de Soja – PMS – (2001 – Atual). Pesquisa e Desenvolvimento, Instituto de Ciências Agrárias – PMS (Programa Melhoramento Soja – Colaboradora).
De 2007 a 2009: Prefeitura Municipal de Araguari MG – PMA. Presidente do FUNDEB.

Contatos: cristiane.hamawaki@imepac.edu.br
Horários de Atendimento
2ª – 16h às 21h
3ª – 16h às 21h