Agronomia - IMEPAC

Agronomia

O curso de Agronomia do Centro Universitário IMEPAC é pautado no desenvolvimento de condutas e atitudes com responsabilidade técnica e social, promovendo entre os alunos o respeito pela fauna e flora; a conservação e recuperação do meio ambiente; uso sustentável de tecnologias; e raciocínio crítico e reflexivo.

  • 5 Anos
  • Presencial
  • Graduação Presencial

Sobre o Curso

Tornar-se referência em algo é resultado de processos longos e desafiadores, que podem ser encurtados quando se está em um ambiente que já é referência.

O Brasil se destaca no agronegócio, estando hoje no ranking dos 3 maiores produtores mundiais do setor, com faturamentos que crescem a cada ano. O país também conta com grandes empresas de tecnologia e desenvolvimento de pesquisa na área.

No interior de um dos maiores estados do Brasil está Araguari. O município é referência no cultivo de café irrigado, maracujá e tomate e vem se destacando também na produção de soja e milho.

O IMEPAC Centro Universitário utiliza todos os recursos tecnológicos e estruturais para proporcionar ao aluno de Agronomia as melhores experiências práticas do mercado, envolvendo o cotidiano na Fazenda Escola e expandindo os horizontes com os cursos de extensão.

Temos um time de professores altamente capacitados e uma estrutura incrível, que possibilitará ao aluno uma formação teórico-prática com foco no desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para uma atuação segura e eficiente no mundo do trabalho.

 

Onde posso atuar?

O engenheiro agrônomo pode atuar em instituições públicas ou privadas nos diferentes setores que envolvem a produtividade agrícola: gerenciamento de produção rural, engenharia rural, administração e produção agroindustrial, aplicação de novas técnicas de plantio, gestão ambiental e agronegócios, defesa sanitária, cuidado com os animais, dentre outras tantas atividades. Além disso, a área contempla prestação de serviços de consultoria para desenvolvimento de projeto, bem como docência e pesquisa científica.

As possibilidades de atuação do Engenheiro Agrônomo são diversificadas. O mercado de trabalho se mostra aquecido e em busca de mão-de-obra qualificada. Além disso, o Brasil é um grande produtor agropecuário, ampliando o campo de atuação desse profissional.

Laboratórios Especializados do Curso

Duração: 5 Anos
Carga Horária Total: 3600 horas
Turno de Funcionamento: Noturno
Tempo de Integralização: Mínimo 5 anos; Máximo 8 anos
Titulação: Bacharelado

Autorizado conforme Resolução CONSUN 01/2019 de 30/11/2019.

O perfil profissional do egresso do Curso de Agronomia do Centro Universitário IMEPAC atende ao disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE/CES nº 1, de 2 de fevereiro de 2006). O curso é pautado em uma formação humanística, crítica, reflexiva e generalista, e fornecerá a capacidade de compreender o contexto local, regional, e nacional de maneira sistêmica. Fundamenta o perfil do egresso de Agronomia do IMEPAC:

– Visão crítica, criativa e reflexiva dos fenômenos organizacionais em suas dimensões histórica, social, econômica, ambiental, política e cultural;

– Atuar com rigor científico e metodológico para a identificação, tomada de decisões e desenvolvimento de soluções de problemas estruturais técnicos;

– Capacidade de articular interesses utilizando recursos, processos e pessoas, considerando a necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativo;

– Postura ética proativa, flexível, criativa e inovadora frente aos desafios organizacionais com base em valores e em práticas sustentáveis;

– Compromisso com o autodesenvolvimento, gerando bens tangíveis à sociedade.

Nome: Natália Silva Oliveira
Titulação: Mestrado
Regime de Trabalho: Parcial
Tempo na Função: maio/2020

Experiência Acadêmica e Profissional

Engenheira agrônoma pela UFU e mestre em produção vegetal com ênfase em fitopatologia pela mesma instituição.

Há doze anos no mercado de trabalho, já atuou na área comercial e desenvolvimento de mercado de grandes empresas do setor de defensivos agrícolas, nas culturas de cereais e algodão nos estados de Minas Gerais e Mato Grosso. Empreendeu no setor de plantas ornamentais, nas áreas de comercialização e produção. Atualmente é coordenadora e docente no curso de Agronomia do Centro Universitário Imepac.

Contatos
natalia.oliveira@imepac.edu.br
(34) 3249-3900

Horários de Atendimento
Segunda, Quarta, Quinta e Sexta – 18h às 22h

https://www.syngenta.com.br/
https://www.basf.com/br/
https://www.bayer.com.br/
http://agronomiaagronomia.blogspot.com/
www.globorural.com
https://elevagro.com/blog/categoria/Agronomia/
https://www.noticiasagricolas.com.br/
https://www.sbea.org.br/
https://abeas.org.br/
http://www.crea-mg.org.br/

IMEPAC Centro Universitário

Av. Minas Gerais, 1889 - Centro, Araguari - MG, 38444-128. (34) 3249-3900