Agronomia - IMEPAC

Agronomia

O curso de Agronomia do Centro Universitário IMEPAC é pautado no desenvolvimento de condutas e atitudes com responsabilidade técnica e social, promovendo entre os alunos o respeito pela fauna e flora; a conservação e recuperação do meio ambiente; uso sustentável de tecnologias; e raciocínio crítico e reflexivo.

  • 5 Anos
  • Presencial
  • Graduação Presencial

Sobre o Curso

Tornar-se referência em algo é resultado de processos longos e desafiadores, que podem ser encurtados quando se está em um ambiente que já é referência.

O Brasil se destaca no agronegócio, estando hoje no ranking dos 3 maiores produtores mundiais do setor, com faturamentos que crescem a cada ano. O país também conta com grandes empresas de tecnologia e desenvolvimento de pesquisa na área.

No interior de um dos maiores estados do Brasil está Araguari. O município é referência no cultivo de café irrigado, maracujá e tomate e vem se destacando também na produção de soja e milho.

O IMEPAC Centro Universitário utiliza todos os recursos tecnológicos e estruturais para proporcionar ao aluno de Agronomia as melhores experiências práticas do mercado, envolvendo o cotidiano na Fazenda Escola e expandindo os horizontes com os cursos de extensão.

Temos um time de professores altamente capacitados e uma estrutura incrível, que possibilitará ao aluno uma formação teórico-prática com foco no desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para uma atuação segura e eficiente no mundo do trabalho.

 

Onde posso atuar?

O engenheiro agrônomo pode atuar em instituições públicas ou privadas nos diferentes setores que envolvem a produtividade agrícola: gerenciamento de produção rural, engenharia rural, administração e produção agroindustrial, aplicação de novas técnicas de plantio, gestão ambiental e agronegócios, defesa sanitária, cuidado com os animais, dentre outras tantas atividades. Além disso, a área contempla prestação de serviços de consultoria para desenvolvimento de projeto, bem como docência e pesquisa científica.

As possibilidades de atuação do Engenheiro Agrônomo são diversificadas. O mercado de trabalho se mostra aquecido e em busca de mão-de-obra qualificada. Além disso, o Brasil é um grande produtor agropecuário, ampliando o campo de atuação desse profissional.

Laboratórios Especializados do Curso

Duração: 5 Anos
Carga Horária Total: 3620 horas
Turno de Funcionamento: Noturno
Tempo de Integralização: Mínimo 5 anos; Máximo 8 anos
Titulação: Bacharelado

Autorizado conforme Resolução CONSUN 01/2019 de 30/11/2019.

Conforme disposto na Resolução CNE/CES nº 1/2006 e no Projeto Pedagógico Institucional do IMEPAC, o curso de Agronomia está organizado com foco na construção de um perfil de egresso com formação ética, humanística, crítica, reflexiva, generalista, capaz de compreender o contexto local, regional e nacional de maneira sistêmica, permitindo ao profissional a atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais. 

O egresso em Agronomia do IMEPAC terá formação centrada  nas Ciências Agrárias para atender indivíduos, grupos e comunidade com visão crítica e reflexiva sobre os problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, atuando com rigor científico e metodológico para a tomada de decisões e desenvolvimento de soluções para os problemas da sua área de atuação, mantendo a ética e valores alicerçados no compromisso com o desenvolvimento sustentável.

O curso de Agronomia do IMEPAC permite ao egresso exercer a função de Engenheiro Agrônomo, pautando-se pelos conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que se direcionam ao desenvolvimento sustentável da agricultura.

Nesse sentido, o Engenheiro Agrônomo do IMEPAC deve apresentar o seguinte perfil profissional:

  1. Sólida formação científica e profissional que possibilite absorver e desenvolver tecnologia;
  2. Capacidade crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade;
  3. Compreensão e tradução das necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como utilização racional dos recursos disponíveis, além da conservação do equilíbrio do ambiente;
  4. Capacidade de adaptação, de modo flexível, crítico e criativo, às novas situações.

Com base nesse perfil profissional, ao longo do curso de Agronomia do IMEPAC, espera-se que o egresso desenvolva as seguintes competências e habilidades:

  1. Projetar, coordenar, analisar, fiscalizar, assessorar, supervisionar e especificar técnica e economicamente projetos agroindustriais e do agronegócio, aplicando padrões, medidas e controle de qualidade; 
  2. Realizar vistorias, perícias, avaliações, arbitramentos, laudos e pareceres técnicos, com condutas, atitudes e responsabilidade técnica e social, respeitando a fauna e a flora e promovendo a conservação e/ou recuperação da qualidade do solo, do ar e da água, com uso de tecnologias integradas e sustentáveis do ambiente; 
  3. Atuar na organização e gerenciamento empresarial e comunitário interagindo e influenciando nos processos decisórios de agentes e instituições, na gestão de políticas setoriais;
  4. Produzir, conservar e comercializar alimentos, fibras e outros produtos agropecuários;
  5. Participar e atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas do agronegócio;
  6. Exercer atividades de pesquisa, extensão, experimentação, ensaios técnicos de pesquisa, divulgação técnica;
  7. Enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade, do mundo, do trabalho, adaptando-se às situações novas e emergentes.

O curso está organizado, também, de modo a propiciar ao aluno o desenvolvimento de competências e habilidades que caracterizam o egresso do IMEPAC e as necessidades locais e regionais, sendo elas:

  1. Ética, empatia, cidadania e responsabilidade social;
  2. Inteligência emocional, visão sistêmica e multidisciplinar;
  3. Pensamento científico, crítico e criativo;
  4. Projeto de vida, gestão da carreira, inovação e empreendedorismo; 
  5. Cultura e letramento digital;
  6. Conhecer e compreender as demandas mais prevalentes na região na área da agronomia, sendo capaz de promover ações propositivas e preventivas com vistas à ao desenvolvimento da agricultura e a qualidade de vida da comunidade de Araguari e região.

O currículo do curso está organizado de forma a propiciar a ampliação do perfil do egresso, considerando as demandas emergentes fruto das inovações tecnológicas, científicas e das transformações sociais, especialmente por meio das seguintes unidades curriculares: projetos integradores, atividades complementares, disciplinas eletivas, grupos de pesquisa, atividades de extensão e iniciação científica. Para alcançar um perfil de egresso que atenda às necessidades locais e regionais, organizou-se um currículo que contempla unidades curriculares de contextualização organizacional, que estimulam a aproximação do aluno com o mundo do trabalho desde o início do curso por meio especialmente dos projetos integradores, atividades de extensão e iniciação científica, que favorecem a articulação do perfil do egresso proposto com as necessidades do mundo do trabalho local e regional.

Nome: Natália Silva Oliveira
Titulação: Mestrado
Regime de Trabalho: Parcial
Tempo na Função: maio/2020

Experiência Acadêmica e Profissional

Engenheira agrônoma pela UFU e mestre em produção vegetal com ênfase em fitopatologia pela mesma instituição.

Há doze anos no mercado de trabalho, já atuou na área comercial e desenvolvimento de mercado de grandes empresas do setor de defensivos agrícolas, nas culturas de cereais e algodão nos estados de Minas Gerais e Mato Grosso. Empreendeu no setor de plantas ornamentais, nas áreas de comercialização e produção. Atualmente é coordenadora e docente no curso de Agronomia do Centro Universitário Imepac.

BSC – Gestão do Curso

Contatos
natalia.oliveira@imepac.edu.br
(34) 3249-3900

Horários de Atendimento
Segunda, Quarta, Quinta e Sexta – 18h às 22h

https://www.syngenta.com.br/
https://www.basf.com/br/
https://www.bayer.com.br/
http://agronomiaagronomia.blogspot.com/
www.globorural.com
https://elevagro.com/blog/categoria/Agronomia/
https://www.noticiasagricolas.com.br/
https://www.sbea.org.br/
https://abeas.org.br/
http://www.crea-mg.org.br/



Av. Minas Gerais, 1889 - Centro, Araguari - MG, 38444-128. (34) 3249-3900 Política de privacidade

× Como podemos ajudar?