O Centro Universitário IMEPAC está se preparando para sediar a sétima edição do Congresso Científico Internacional. O evento, que será realizado nos dias 22, 23 e 24 de agosto de 2023, tem como objetivo fomentar a iniciação científica, a publicação e divulgação de trabalhos, além de promover a reflexão, discussão e ações relacionadas a uma nova temática a cada ano.
Neste ano, o Congresso abordará as tecnologias sociais, como uma importante ferramenta de interação com a comunidade, e busca de soluções para os desafios socioambientais, com o intuito de promover transformações para o bem-comum. Com a realização do evento de forma híbrida, com palestras e minicursos em formato presencial, além de uma plataforma de conferência digital, a expectativa é alcançar um público ainda maior, incluindo parceiros internacionais. Essa abordagem híbrida permitirá ampliar o alcance de público e, ao mesmo tempo, proporcionar a vivência e o contato entre os participantes, retomando a proximidade e as relações pessoais.
As inscrições para o Congresso estão abertas até o dia 11 de agosto de 2023 e são voltadas para a comunidade interna e externa. Para obter mais informações sobre o evento e realizar a inscrição, os interessados podem acessar o site do IMEPAC. Além das apresentações de trabalhos, o Congresso contará com palestras e oficinas ministradas por profissionais de destaque em diferentes áreas, proporcionando um ambiente propício para o aprendizado e a troca de experiências.
A coordenadora da Comissão de Eventos e Pesquisa Científica (CEPEC) do IMEPAC, Lucille Garcia, destacou a importância do Congresso, como uma porta para a promoção do desenvolvimento regional. Segundo ela, o IMEPAC tem a missão de formar cidadãos profissionais, com valores científicos e humanos, comprometidos com a ética e a universalidade da vida. Através do congresso científico, o IMEPAC busca fomentar a pesquisa científica e o uso de tecnologias sociais, para buscar soluções que impactem positivamente a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida da população.
O congresso científico IMEPAC foi dividido em três eixos temáticos. “No primeiro eixo, serão abordados a construção científica da tecnologia, sua aplicabilidade para a transformação socioambiental, e o compartilhamento e integração desses conhecimentos. No segundo eixo, serão exploradas as formas de aplicação das tecnologias para a resolução de problemas socioambientais, tanto em empresas quanto em organizações de representação social e instituições de ensino. Já no terceiro eixo, o foco será o mercado e as oportunidades de desenvolvimento de negócios e profissões impulsionados pela tecnologia”, explica Lucille.
O congresso contará com uma variedade de palestras e oficinas que abordarão essas temáticas. Entre os palestrantes, destacam-se profissionais de renome e representantes de diferentes áreas, incluindo cientistas, especialistas em tecnologia, empreendedores e profissionais envolvidos com responsabilidade socioambiental. Dentre os destaques, a palestra de encerramento será ministrada por Maurício Salvatore, CEO da Esolidar, empresa portuguesa especializada em consultoria e orientação para práticas de responsabilidade socioambiental, em organizações de diferentes portes.
Lucille Garcia também ressaltou a importância da participação de acadêmicos, como a professora Eliane Schlemmer, especializada em inovação educacional, que abordará a transformação socioeconômica por meio da utilização da tecnologia, no ambiente educacional. Outra palestra esperada é a de Doron Sadka, CEO da empresa Mais Autonomia, especializada em tecnologia social. Doron irá ministrar uma palestra online, focando no uso da inteligência artificial como ferramenta social. Ele demonstrará como esse dispositivo pode contribuir significativamente para o cotidiano, principalmente no processo educacional de jovens e adultos. Essa apresentação destaca-se como um momento chave do congresso, explorando a aplicação prática da tecnologia e seu impacto no desenvolvimento humano.
As demais palestras, que contarão com notórios profissionais especialistas de currículos invejáveis em suas respectivas áreas, convidados por meio da curadoria dos professores, reforçam a qualidade e a relevância das apresentações.
Com base nas últimas edições, a expectativa para o Congresso Científico Internacional do IMEPAC é a melhor possível. A anterior foi realizada de forma online, e, neste ano, a instituição tem como meta superar não apenas essa, mas também as três edições anteriores. Almeja-se um público significativamente maior, incluindo escolas, empresas, instituições e secretarias municipais. Também espera-se que o número de apresentações de trabalhos científicos supere as edições anteriores, refletindo o crescimento da cultura de pesquisa dentro da instituição.