Ciência Contábeis: Atividade Ativa

Ciência Contábeis: Atividade Ativa

Os alunos do quarto e quinto período possuem em sua grade curricular a disciplina Análise das Demonstrações Contábeis. Nessa disciplina eles irão adquirir a habilidade para calcular, interpretar e analisar indicadores econômico-financeiros. Para adquirir tal habilidade, foi proposto que, além do acompanhamento das aulas e atividades, os alunos analisem as Demonstrações Contábeis de empresas de capital aberto que divulguem suas informações financeiras na BM&FBovespa.

Para realização da atividade, os alunos foram divididos em grupos e solicitado que selecionassem uma empresa que está em continuidade de qualquer setor, exceto o setor bancário, listada no site da BM&FBovespa, e que tenham informações divulgadas a partir do ano de 2016. Ao todo foram formados oito grupos de quatro a seis alunos cada. As empresas selecionadas figuram nos segmentos: Produtos Diversos, Telecomunicação, Carnes e Derivados, Eletrodomésticos, Incorporações – Construção Civil, Cervejas e Refrigerantes, Siderurgia e Armas e Munição.

A análise dessas empresas aconteceu em duas etapas. Na primeira os alunos coletaram informações sobre a caracterização da empresa e do setor no qual ela está inserida e fizeram um breve resumo contemplando aspectos como cenário político, econômico, social, legal, mercado consumidor, tecnologia, fornecedores e aspectos demográficos. Já na segunda os alunos produziram um relatório sobre a situação financeira da empresa com base nos índices de liquidez, de capital de giro, de prazos médios, de estrutura patrimonial e de rentabilidade calculados por eles.

Para complementar o processo avaliativo da primeira etapa, foi proposta uma atividade com modalidade ativa de avaliação para poder mensurar o conhecimento de todos os integrantes do grupo. A atividade foi inspirada na técnica empregada na dinâmica do ‘painel integrado’. A atividade se desenvolveu em duas etapas.

  • 1ª etapa: com os resumos em mão, os grupos se reuniram para discutir quais informações apresentadas em cada um dos tópicos do documento seriam mais relevantes e para registrar essas informações em cartazes. Os cartazes foram utilizados como direcionador para a 2ª etapa.
  • 2ª etapa: com os cartazes prontos, os grupos foram agrupados de dois em dois, segundo a correlação de seus setores. Os alunos componentes de um grupo se revezaram para explicar ao outro as informações relevantes sobre a sua empresa e o seu setor. Foi solicitado nessa etapa que um grupo fizesse uma lista de qual informação foi apresentada por qual aluno do outro grupo, e vice-versa; e se a explanação havia sido suficiente para a compreensão das informações

A avaliação dos alunos foi feita de forma individual, e teve como base a observação da interação estabelecida com o outro grupo durante a segunda etapa e as respostas dos alunos quanto ao entendimento da explicação do colega.

Ao final da atividade, alguns alunos reportaram que acharam a dinâmica interessante e que conseguiram compreender particularidades do setor e da empresa com os quais se relacionaram.

Por: Rayanne Barbosa