Alunos do IMEPAC realizam mais uma edição do Trote Solidário

Aconteceu hoje, 19, mais uma edição do Trote Solidário, Doe Sangue, Doe Vida, realizado pelos alunos do curso de medicina do IMEPAC. O projeto existe desde 2006.

A coleta aconteceu no Posto Avançado de Coleta Externa (PACE), que fica na Avenida José Carrijo, 205 – bairro Centro, e reuniu mais de 50 alunos.

“É muito importante trabalhar esse conceito com os alunos: de que doar não dói, que não é difícil, e que sempre tem alguém precisando de sangue. Este momento deles na faculdade é muito propício para desenvolver o hábito da doação de sangue neles, principalmente porque vão vivenciar muito essa necessidade”, explicou Drª Rosâna de Cássia, Oliveira responsável pelo projeto.

O Trote Solidário, Doe Sangue, Doe Vida tem por objetivo arrecadar bolsas de sangue e incentivar que esta seja uma prática comum entre os alunos, que eles se tornem adultos comprometidos com este ato voluntário que salva milhares de vidas todos os anos.

O PACE funciona todas as terças-feiras, das 7h às 11h30.

Requisitos para ser um doador:

• Pessoas entre 16 e 69 anos
  • Levar um documento com foto
  • Peso acima de 50 kg;
  • Não consumir bebida alcoólica nas últimas 24h
  • Alimentar-se bem com café da manhã (não estar em jejum)
  • Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.

Não pode doar:

• Quem fez tatuagem ou colocou piercing no período de 1 ano
  • Quem realizou cirurgia no período de 1 ano
  • Quem realizou Redução de Estômago
  • Mulheres que estão em período de amamentação
  • Outros impedimentos serão relatados durante a entrevista clínica.