Entre várias rotinas e atribuições do contador, temos a geração de guias para pagamento do Simples Nacional. O ponto de partida dessa rotina é a entrega da documentação necessária da empresa ao Contador responsável.
O prazo para pagamento da guia do Simples Nacional é até o dia 20 do mês subsequente ao de apuração, mas nem sempre o contador consegue entregar as guias para que o pagamento ocorra na data. A falta de pagamento na data gera por sua vez multas e juros. O que ocorre geralmente é falta da devida importância ao cumprimento de obrigações fiscais por parte da empresa. Se a empresa não disponibilizar a documentação necessária para que a apuração do imposto e o cumprimento das demais obrigações seja efetiva e no prazo, todo o processo contábil e obrigações acessórias do contador são comprometidas e submetidas a possiblidade de sanções diversas.
Por outro lado há uma insatisfação do empresário pelo pagamento de multas e juros gerados pela falta de cumprimento de obrigações no prazo. Deste modo é necessário que o gestor responsável pela empresa tenha um entendimento do processo contábil e clareza das obrigações da empresa para com o fisco. Além disso organize de forma pontual seu fluxo de documentação para entrega junto ao responsável da contabilidade.
Também vale ressaltar a importância de todos os prazos de entrega de documentação estejam pautadas e relacionadas no contrato de prestação de serviços do contador para que seja atribuída a devida responsabilidade entre as partes.
Por: Fabiano J. Lucas dos Santos
Especialista em Contabilidade, Gestão Tributaria, Auditoria, Controladoria e Finanças