Aconteceu de 21 a 24 de outubro, a IX Semana do Contador no Curso de Ciências Contábeis – IMEPAC. O evento foi organizado pelo corpo docente da instituição e alunos do último período do curso, que neste ano, abrangeu atualizações a nível nacional e internacional.
Segundo o coordenador do curso, Érico Chiovato, o evento visa “trazer conhecimentos, no sentido de propor uma atualização de informações na área contábil e na área da estrutura de tecnologia das legislações novas, que mudam com frequência e que estão chegando com mais força em nosso país,” explica o coordenador.
No dia 21/10, o evento contou com a participação do professor Alexandre Nevez, pós-graduado em Inteligência Artificial e Machine Learning e integrante do departamento de alianças da Alterdata, que discorreu sobre temática Empregabilidade: desafios e oportunidades.
De acordo com o palestrante, o assunto tratado “é importante, pois, o mercado de trabalho tem mudado muito ao longo dos anos e vem acompanhando a velocidade da mudança social, da mudança tecnológica e dos comportamentos das pessoas. Então, novas habilidades estão sendo pontuadas, habilidades essas, que são necessárias pra que o profissional consiga se manter em sucesso na sua carreira ou entrar de maneira competitiva, com as pessoas mais preparadas,” afirma Alexandre Nevez.
Dia 22/10, foi tratada a temática, Analise e cruzamentos das obrigações acessória na era SPED, por Valmir R. da Silva, contador e membro da Academia Mineira de Ciências Contábeis. O palestrante, frisou que com o advento da tecnologia muita coisa mudou, inclusive no mundo da contabilidade. “Quando a revolução industrial 4.0 veio trazendo tecnologia para o mundo dos negócios, a revolução SPED aconteceu e hoje fazendo melhorar o controle dos processos. E é isso que pretendo mostrar, a tecnologia influenciando o mundo dos negócios” falou.
Dia 23/10, o palestrante, Edson R. Tannús Júnior, pós graduado em direito público e filosofia, proprietário do escritório Reis e Tannús Advogados associados, dissertou sobre as últimas alterações na previdência social. Assunto que está em voga e é de grande relevância para o profissional contador, que tem que estar atento as mudanças, endossa a equipe organizadora do evento.
O fechamento do evento, dia 24/10, foi dedicado ao Projeto Integrador (PI), desenvolvido pelos alunos de graduação em Ciências Contábeis. Os organizadores do evento, explicaram que, através de um edital, os alunos inscreveram seus projetos, com o objetivo de oferecer, para conhecimento da sociedade, o conteúdo de interdisciplinaridade publicada em cada projeto, e com isso, concorrerem a premiações em dinheiro para a primeira, segunda e terceira colocação. Eles, agradeceram ainda o apoio dos patrocinadores que investiram e acreditaram no projeto.
O projeto campeão, seria aquele que possuísse mais reações e compartilhamentos no Facebook e mais curtidas no Instagran. Com 773 curtidas no Instagran, 803 reações no Facebook, 15758 compartilhamentos, a equipe campeã é composta pelos alunos: Derik Ferreira de Freitas, Esther Rodrigues Resende, Fernanda Gabriela de Deus, Giovana Rodrigues Lemos e Maria Fernanda de Oliveira.
A segunda colocação, ficou com os alunos: Ana Carolina da Silva Borges, Elaine Giani Godoy, Fabiana Xavier da Silva, Gabriela Inês Silva Faria, Gabriel Rocha Nascimento e Isabela Cristina Ferreira Jordão. Já os alunos, André Arruda e Renata Mendonça, garantiram o terceiro lugar.
Desde o início da disponibilização dos projetos ao público até o encerramento, foi catalogado, 56852 movimentações nas redes sociais, 2308 curtidas no Instagran, 2198 reações no Facebook e 52346 compartilhamentos.
Os pais e familiares estiveram presentes para acompanhar este momento. E para encerrar, os alunos do Programa de Iniciação Cultural (PIC), um projeto social da Associação Semear de Cultura, realizaram uma apresentação musical com violoncelo.
O aluno, oitavo período do curso de Ciências Contábeis, Gustavo Fietz, finalizou comentando a relevância de toda essa semana. “Foi uma semana muito proveitosa, pois, as palestras são esclarecedoras e abordam tudo o que a gente estuda em sala, mas de forma mais prática. A dinâmica, utilizada pelos palestrantes, é excelente, nos fazem enxergar um leque de possibilidades. Que nós, alunos, possamos aproveitar esses conhecimentos o máximo possível, para nos preparar cada vez mais para o mercado de trabalho e para vida,” finaliza.