06 dicas para a escolha de um curso de tecnologia - IMEPAC

06 dicas para a escolha de um curso de tecnologia

O mercado está passando por inúmeras mudanças, e para que uma empresa seja competitiva, ela precisa ter como base uma excelente estrutura de tecnologia da informação, composta por profissionais bem capacitados e soluções tecnológicas de ponta que permitam fornecer os melhores serviços, os melhores produtos e o melhor atendimento ao cliente.

Ao realizar uma pesquisa sobre cursos na área de tecnologia é possível encontrar diversas opções com propagandas bem “boladas”, às vezes uma página web bem construída e algumas informações que “soam” duvidosas e não estão claramente comprovadas. Isso NÃO É SUFICIENTE para convencer VOCÊ que deseja um curso com QUALIDADE E REFERÊNCIA.

Trago 06 dicas importantes que devem ser levadas em consideração no momento da sua escolha:

DICA 01: estrutura física, seja ela específica aos laboratórios para aplicação prática dos conceitos, ou às áreas comuns da instituição, para que nos momentos de descontração você tenha um espaço limpo e bem cuidado a sua disposição;

DICA 02: ouvidoria que possa escutar e responder, quando necessário, às suas reclamações e sugestões para que você tenha acesso sempre ao que há de melhor;

DICA 03: setor de investimentos, onde são feitas melhorias constantes para atender às demandas dos alunos e proporcionar um ambiente mais agradável e acolhedor para o ensino-aprendizagem.

DICA 04: a habilidade e competência do corpo docente (professores), formado por conhecimentos acadêmicos, comprovados pelas suas titulações (Especialização, Mestrado e Doutorado) e conhecimentos profissionais comprovados pelas experiências de mercado;

DICA 05: estrutura curricular atualizada com as tecnologias atuantes no mercado de trabalho;

DICA 06: biblioteca física e virtual atualizada, com livros que contemplem as tecnologias atuais, permitindo que você expanda seu aprendizado;

Além disso, é de extrema importância saber dos alunos e egressos (formados) como foram acolhidos no mercado, seja durante o período do curso como estagiário, ou após a conclusão, como contratado.

Todas essas características estão presentes no curso de ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS do IMEPAC, que oferece aos seus alunos, além do ensino de qualidade e uma boa estrutura física, que podem ser comprovados através da nota máxima (conceito 5) obtida pela avaliação do MEC, duas oportunidades de vivenciar na prática a aplicação dos conceitos:

A primeira oportunidade é o PROJETO INTEGRADOR, um projeto institucional que acontece a cada semestre em TODOS os cursos da instituição. O projeto integrador tem como objetivo desenvolver projetos que simulam os problemas reais, e aplicando a interdisciplinaridade, utiliza dos conceitos aprendidos durante o semestre para propor as devidas soluções. Neste projeto, o aluno é estimulado a ir mais além, a buscar novos conhecimentos e a utilizar suas habilidades e competências com a orientação de seus professores.

A segunda oportunidade se refere estritamente ao curso de ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS e está intitulada como Incubadora de Software. O projeto Incubadora de Software visa desenvolver soluções tecnológicas para atender às necessidades da instituição, e tem como principal foco o recurso humano que é formado pelos próprios alunos do curso. Através de um processo de seleção realizado a cada semestre, são ofertadas oportunidades ao aluno, seja através da contratação como estágio remunerado, ou através da participação como “projeto de extensão”. O objetivo é dar oportunidades para que todos os alunos do curso passem por essa experiência, e possam atuar nas diversas etapas do desenvolvimento de um software real. Desta forma, os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos na prática, com a solução de problemas reais, concluindo o curso com uma rica experiência de aprendizagem.

Nós do IMEPAC, como instituição de ensino, lhe forneceremos o melhor aprendizado, com as melhores práticas pedagógicas, utilizando como meio as tecnologias atuais e os professores altamente qualificados, para que você possa aproveitar as melhores oportunidades oferecidas no mercado de trabalho.

Aproveito a oportunidade para convidar você para a conhecer a nossa estrutura e vir fazer parte desse time de vencedores, onde o seu sucesso profissional é mais uma excelência que buscamos alcançar.

Por: Prof. Éverton Hipólito

Professor do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas