WORKSHOP EM METODOLOGIAS ÁGEIS APLICADAS AO PROJETO INTEGRADOR – PARCERIA INTERNACIONAL DO e-LABORE - IMEPAC

Em tempos de reinvenção, o e-LABORE (Núcleo de Inovação Pedagógica e Aperfeiçoamento Docente), promoveu o Workshop “Metodologias Ágeis Aplicadas ao Projeto Integrador”. O evento aconteceu por meio de uma interação colaborativa internacional com uma design strategist, parceira do The Ladder Irlanda, que é uma aceleradora que busca ajudar comunidades, cidades e nações a alcançarem as metas globais para o desenvolvimento sustentável através de processos inovadores e ações diretas.

A facilitação do Workshop foi realizada por Flávia Cardoso, também co-fundadora da The Ladder Brasil. O evento foi transmitido diretamente da Irlanda, onde a facilitadora reside e destinou-se aos coordenadores de cursos e docentes do Projeto Integrador do Centro Universitário IMEPAC Araguari.

“Um dos maiores desafios das metodologias de inovação é como enxergá-las ao serem aplicadas por gigantes da área de tecnologia enquanto ferramentas que agregam valor na facilitação do ensino deste novo cidadão digital. Esse combo de ferramentas, aplicativos e metodologias ajuda a transformar as aulas em encontros dinâmicos, onde o desafio do processo de co-criação é lançado de forma sútil e divertida, convidando os participantes a desfrutar a possibilidade de criar sobre a perspectiva do outro, em um ambiente democrático e colaborativo, onde todos têm voz.” Flávia Cardoso (The Ladder Irlanda/Brasil) – facilitadora do Workshop.

O encontro contou com mais de 40 participantes, sendo realizado entre os dias 31 de agosto e 04 de setembro de 2020. O Lightining Decision Jam ou LDJ, metodologia utilizada pela facilitadora, permite reunir um grupo de pessoas para definir e resolver criativamente desafios relacionados a sua própria realidade, característica que confere enorme potencial em favor dos trabalhos que são desenvolvidos pelos professores e alunos nos Projetos Integradores.

“O Projeto Integrador é uma unidade curricular que propõe um diálogo ativo do aluno com sua realidade, propondo a interdisciplinaridade e aplicações práticas dos conceitos e teorias estudados no decorrer do evento. O workshop trouxe uma possibilidade de utilização das metodologias ágeis que certamente contribuirão para a condução das atividades programadas pelos docentes de forma estruturada e significativa.” Danilo Faria de Moura – membro do e-LABORE.

Uma das vantagens do LDJ (Lightning Decision Jam) é a criação de um ambiente colaborativo e de co-criação, o que a facilitadora Flávia Cardoso descreve como sendo “uma incrível e flexível combinação de exercícios, usando as melhores ferramentas dos problem-solving process, tais como: Design Thinking, Gamestorming, Design Sprint e Agile.”

Acrescenta Rejane Cristina Rubio Rodrigues da Cunha, coordenadora do e-LABORE: “Nós do e-LABORE estamos sempre atentos e abertos às metodologias e práticas inovadoras que possam apoiar nossos docentes na criação de experiências de aprendizagem cada vez mais consistentes, colaborativas e criativas junto aos nossos alunos. As metodologias ágeis estão no centro das principais discussões pedagógicas em todo o mundo, principalmente em virtude de suas amplas possibilidades de aplicação e resultados rápidos. De tal modo, tomar decisões, resolver problemas ou discutir desafios de maneira ágil e estruturada promove o engajamento e protagonismo estudantil. A metodologia  LDJ criada pela AJ&Smart, uma design office Canadense, é inspirada nos princípios e fundamentos do Design Sprint do Google. Essa parceria internacional nos coloca em contato direto com o que há de mais moderno, ampliando possibilidades de atuação frente aos desafios apresentados no cenário global de aceleração e transformações na educação.”

Durante o Workshop, espontaneamente, os participantes expressaram suas percepções:

“Amei a formação! Parabéns, Flávia! Obrigada e-Labore pela oportunidade.” Leandra Mendes do Vale (Coordenadora da CEaD);

“Experiencia desafiadora para formação pessoal e profissional! Foi top!!!” Profª Ana Lúcia Costa e Silva;

“Foi uma grande experiência! Muito obrigada!!” Profª Ingrid Mara Bicalho;

“Flávia, parabéns pelo belíssimo trabalho, gratidão pela oportunidade. e-LABORE, obrigada pela oportunidade e parabéns pela escolha da oficina, foi excelente!” Profª Rita Alessandra Cardoso;

“Parabéns e-LABORE pela iniciativa, mais uma vez foi show! Parabéns Flávia, o IMEPAC agradece muito sua disponibilidade.” Divânia de Araújo Freitas (Pró-Reitora do IMEPAC).