Volta às aulas: 7 dicas para uma ótima performance - IMEPAC

Volta às aulas: 7 dicas para uma ótima performance

A volta às aulas, depois de um período de descanso com a família e amigos, é sempre um desafio. Mesmo quando a pausa é de poucas semanas, como nas férias de julho. Entretanto, é preciso recuperar o ânimo e voltar à rotina estudantil, mantendo o foco na formação e na construção eficaz dos conhecimentos.

Por esse motivo, preparamos ótimas dicas para você entrar em forma e voltar à ativa. Curta o momento de reencontro com os colegas e a comunidade escolar, mas já se prepare para o novo semestre que se inicia. Planeje uma rotina de estudos que seja cada vez mais produtiva e menos estressante.

Divânia Araújo Freitas, Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão do IMEPAC, dá uma excelente orientação para uma volta às aulas vitoriosa. Segundo Freitas, “para um retorno tranquilo à rotina das aulas, a palavra-chave é equilíbrio. Ou seja, buscar conciliar a rotina dos estudos com o lazer, trabalho e convívio com a família é a receita de sucesso do estudante”.

Dicas perfeitas para os estudantes na volta às aulas

1-Comece com pequenos passos todos os dias

Defina metas para os primeiros dias de volta às aulas, em relação ao tempo e à dedicação. Ainda que possam não existir tarefas a serem entregues, dedique-se a rever o que foi importante no último semestre.

2-Estabeleça horários para dormir e acordar

Nas férias, é normal que os horários fiquem confusos. Afinal, a primeira coisa que se quer, nos recessos, é quebrar a rotina e encontrar diversão. Mas agora é o momento de voltar a fixar horários, para alcançar um descanso efetivo e um desempenho máximo.

3-Organize seu material escolar na volta às aulas

Recupere seus materiais no fundo da gaveta, ou na casa dos pais, e prepare a mochila com tudo que você precisa para acompanhar as aulas. Aproveite para repor ou incluir os itens que estiverem faltando.

4-Acostume-se a evitar distrações

Mantenha o foco! As notificações no celular dos velhos e novos amigos, do “crush” ou do “date”, devem ficar para depois do seu horário de estudo. Aliás, uma boa dica é informar a todos sobre a sua nova rotina e quando estará disponível, no período letivo.

5-Crie uma rotina de estudos

Um bom desempenho acadêmico depende de uma rotina de estudos eficiente. Dessa maneira, procure identificar, de acordo com o seu horário do semestre, a quais disciplinas deverá se dedicar em cada dia, e por quanto tempo. Além disso, vá ampliando aos poucos o tempo de estudo, à medida que as tarefas aumentam. Assim, você se mantém atualizado, evita a procrastinação e elimina o estresse nas vésperas de provas.

6-Trabalhe com metas

Defina algumas metas realistas, porém capazes de fazer diferença no seu rendimento acadêmico na volta às aulas. Essas resoluções podem ser relativas às notas, aos procedimentos em sala de aula, ao uso do celular e outros dispositivos eletrônicos, ou à rotina de estudos.

7-Permita-se ganhar recompensas

Elabore um esquema de recompensas, de acordo com a realização de metas. Escolha, para isso, coisas que você goste, como fazer um passeio, assistir um filme, comprar um chocolate ou tomar um sorvete. Afinal, você merece, ao cumprir suas metas!

Prepare-se com entusiasmo para a volta às aulas

O curso que você escolheu é o caminho para a vida que quer ter. Por isso, é importante que você sinta-se motivado para iniciar o semestre e obter vitórias. Apenas as pessoas entusiasmadas são capazes de vencer os desafios do cotidiano, com alegria. Isso significa acreditar sempre em si e em sua capacidade de se superar.

Estudar dá trabalho, mas também traz prazer. O estudo nos permite conhecer coisas novas, enxergar o mundo por outras perspectivas e ordenar melhor as nossas ideias. Por isso, dê o seu melhor desde os primeiros dias do semestre. Aliás, nas primeiras aulas são expostos os conceitos básicos fundamentais de cada disciplina.

Para a Pró-reitora do Centro Universitário IMEPAC, “a dica é não deixar nada acumular, sempre reservar um tempo semanalmente para manter em dia os estudos e as atividades. O acúmulo de tarefas e conteúdos gera muita ansiedade na véspera das avaliações, prejudicando a saúde emocional do estudante. Mantendo tudo em dia, o semestre flui naturalmente”.

Ainda de acordo com Divânia Freitas, “Araguari vive um momento econômico maravilhoso, gerando empregos com exigência cada vez maior de qualificação. Portanto, aquele que se mantiver firme no propósito de estudar, certamente alcançará seus objetivos. Só o conhecimento pode libertar e transformar nossa vida, e os dias de luta são necessários nesse processo, para que venham os dias de glória. Que esse semestre seja de muito crescimento para todos”.

Comprometa-se, então, a se motivar desde o primeiro dia, e a se programar para ser o profissional que sonha ser.

Volta às aulas no IMEPAC

O Centro Universitário IMEPAC oferece cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e à distância, em todas as áreas do conhecimento. Nossa comunidade escolar possui mais de 3.000 alunos matriculados e 120 docentes.

O que oferecemos? Alta qualidade em17 cursos de graduação presenciais, 4 no formato EAD, pós-graduação, extensão e idiomas.

O que queremos? Despertar em nossos alunos o entusiasmo e a motivação que fazem do IMEPAC o melhor caminho para o sucesso profissional!