V Roda de Casos Clínicos IMEPAC - IMEPAC

V Roda de Casos Clínicos IMEPAC

No dia 02 de setembro, aconteceu a 5ª Roda de Casos Clínicos, evento organizado pelos alunos do curso de medicina do IMEPAC- Araguari. O evento visa unir teoria e prática, englobando questões relacionadas á gestão, á assistência e á educação em saúde , através de experiências reais vivenciadas pelos alunos, nos diversos cenários.

Segundo informações da organização do evento, para que este ocorra, inicialmente é aberto um edital, onde os interessados enviam seus relatos de vivência por e-mail. O aluno do curso de medicina, Luís Fernando Soares, um dos organizadores do evento, ressalta que “os alunos enviam relatos de experiência sobre casos clínicos que acompanham nas unidades básicas de saúde, nos ambulatórios, nas clínicas e nos hospitais, descrevem um relato para enviarem, trazerem ao evento para ser debatido. Esse projeto tem intuito de trazer o aluno de medicina para este debate científico, para prepará-los ainda mais para refletir sobre suas práticas, para aprimorar a escrita científica e pra penetrar mais nesse universo da pesquisa”, destacou.

Em seguida, os relatos são avaliados por uma equipe de cinco professores que selecionam os dez melhores trabalhos. E, neste ano, uma parceria com a revista Master, proporcionou ao evento que os dez trabalhos selecionados pelos docentes, garantissem publicação dos seus relatos na revista. Além disso, os quatro primeiros realizam uma apresentação na Capela do IMEPAC para os professores e estes escolhem um, que recebe premiação em dinheiro.

A professora do curso de medicina e coordenadora do Internato do IMEPAC, Marislene Pulsena da Cunha Nunes, participou de todas as edições do evento e considera que estes momentos de reflexão são muito importantes para a formação discente. Ela pondera que “a importância deste evento reside no fato de proporcionar aos alunos a possibilidade de refletir sobre o caso clinico real, seja ele raro ou frequente, simples ou complexo, ou aquele que chamou sua atenção e do preceptor, buscando a melhor conduta nas evidencia cientificas, contextualizando com o SUS. Casos clínicos que remetem a questão assistencial, a questão de gestão, a questão da educação relacionadas á saúde, que vem de encontro ao objetivo da instituição que é formar um profissional humanizado e competente nessas áreas de atuação”, concluiu.

.