Uso da Tecnologia PIMS no cenário de indústria 4.0 - IMEPAC

Uso da Tecnologia PIMS no cenário de indústria 4.0

A informação é a ferramenta mais importante para gerenciar os ativos de uma planta industrial, sejam eles os custos com máquinas, equipamentos e matéria-prima ou homem/hora de produção. O valor da informação está diretamente ligado à maneira como ela ajuda os tomadores de decisões a atingirem as metas da organização, para tanto, são utilizados sistemas de informação (SI) (STAIR, 2004).

Um sistema de automação industrial pode ser classificado em níveis hierárquicos. Esses níveis necessitam comunicar entre si com o objetivo de trocar informações. O primeiro é o nível de controle e supervisão. Nesse nível estão presentes os equipamentos que interagem diretamente com o processo, como instrumentação, CLP (Controlador Lógico Programável), SDCD (Sistemas Digitais de Controle Distribuição) e SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition). O segundo nível é representado pelas ferramentas de gerenciamento da produção, MES (Manufacturing Execution System) e PIMS (Plant Information Management System) (URBANO, 2009; BUCHMANN, 2005).

Os sistemas PIMS adquirem dados de processo de diversas fontes, os armazenam num banco de dados histórico e os disponibilizam através de diversas formas de representação e possibilita gerar integralização de dados, transformar os dados de operação em conhecimento utilizável, criar uma inteligência operacional, otimizar os processos, facilitar a tomada de decisão e consequentemente empoderar os setores das empresas. A principal função de um PIMS é concentrar a massa de dados e permitir transformar dados em informação e informação em conhecimento (CARVALHO et al., 2005).

O PIMS está ligado à Manufatura Inteligente, a qual preconiza a utilização dos dados do processo para embasar a tomada de decisão em informações obtidas em tempo real ou históricas, facilitando o entendimento de qual parâmetro precisa melhorar para maximizar a eficiência dos ativos e impulsionar o negócio.

As aplicações de sistemas PIMS são diversas e buscam proporcionar a democratização das informações e inteligência aos processos. Nesse contexto as empresas adotam sistemas PIMS para avaliar em tempo real as variáveis ligadas aos seus trabalhos e tomarem decisões assertivas, consoante ao cenário internacional latente pela implementação dos conceitos da Indústria 4.0 como diferencial competitivo.

Nos últimos anos, a indústria de fabricação tradicional vem sendo desafiada em todo o mundo com o crescimento e avanços das tecnologias digitais que permitem a integração de componentes inteligentes, que é a base da chamada Indústria 4.0 e que é possível pela adoção generalizada de tecnologias de informação e comunicação por empresas de manufatura (NEGRI; FUMAGALLI; MACCHI, 2017).

Os benefícios esperados de melhores decisões estratégicas e operacionais baseadas em dados em tempo real ou histórico, por exemplo, fornecidos pelas tecnologias da Indústria 4.0, se estendem por todas as indústrias (HAMMER et al., 2017).

O conceito de Indústria 4.0 tem forçado as empresas a seguirem uma jornada rumo à automação dos processos e inteligência operacional. O PIMS é uma solução que oferece o suporte para obter, armazenar, mostrar os dados do processo e gerar informações utilizando os recursos de automação da planta.

O PIMS demonstra ser uma opção viável em conjunto a tecnologia da Indústria 4.0 capaz de promover novos modelos de gerenciamento de processos através de informações confiáveis e ágeis.

Por: Cairo Henrique Ferreira Borges

Professor do curso de Engenharia de Produção

Referências

BUCHMANN, A. (2005). Real Time Database Systems, Encyclopedia of Database Technologies and Applications: Idea Group.

CARVALHO, F. B., S., T. B., FONSECA M. O. e SEIXAS F., C. (2005). Sistemas PIMS – Conceituação, Usos e Benefícios, Tecnologia em Metalurgia e Materiais, Vol 4, Abr-Jun.

HAMMER, M. et al. Profit per Hour as a Target Process Control Parameter for Manufacturing Systems Enabled by Big Data Analytics and Industry 4.0 Infrastructure. Procedia CIRP, v. 63, p. 715–720, 2017.

NEGRI, E.; FUMAGALLI, L.; MACCHI, M. A Review of the Roles of Digital Twin in CPS- based Production Systems. Procedia Manufacturing, v. 11, n. June, p. 939–948, 2017.

STAIR, M. R; Princípios de sistemas de informação: uma abordagem gerencial, 4a Edição, Editora LTC, Rio de Janeiro, 2004.

URBANO, L. R. H. (2009). Gerenciamento de ativos de automação: Uma solução baseada em PIMS, 4o Seminário Nacional de sistemas Industriais e Automação.