Trote Universitário IMEPAC de 2019 contou com 282 voluntários - IMEPAC

Trote Universitário IMEPAC de 2019 contou com 282 voluntários

Aconteceu durante este mês de novembro, mais uma edição do Trote Universitário – Doe Sangue, Doe Vida – realizado pelos alunos do nosso curso de medicina e enfermagem. Esse é um projeto que existe desde 2006 em parceria com o Hemocentro Regional de Uberlândia e consiste em uma ação de voluntariado para a doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea.

A coleta de sangue aconteceu nos dias 07 e 14 de novembro, no Posto Avançado de Coleta Externa (PACE), em Araguari e contou com a participação de 82 doadores no total. Já o cadastro de doadores de medula óssea, foi realizado no IMEPAC e totalizou 200 voluntários.

O Trote Universitário – Doe Sangue, Doe Vida – tem como um de seus objetivos o incentivo ao voluntariado, de forma que esta seja uma prática comum entre os alunos da instituição, ressaltando sua importância devido ao fato de que para o sangue não há substituto.

Segundo a geneticista e professora responsável pelo projeto, Dra. Rosana de Cássia Oliveira,

“o doador oferece uma nova chance de vida para quem está precisando. A vontade de fazer o cadastro e a doação de sangue ou medula irão salvar a vida de outro(a). E isto é uma maneira diferente de exercer a maternidade ou paternidade. É muito importante trabalhar esse conceito com os alunos: de que doar não dói, que não é difícil, e que sempre tem alguém precisando de sangue”, explicou a professora.