Treinamentos na área de Recursos Humanos são apresentados pelos alunos do 5º período de Administração - IMEPAC

No início desta semana, os estudantes do 5º período do curso de Administração promoveram treinamento em sala de aula por meio de técnicas que contribuem na formação profissional e também pessoal dos discentes.

As atividades foram realizadas na disciplina Administração de Recursos Humanos (Gestão de Pessoas), ministrada pelo Professor Danilo Moura. “A proposta de trabalho faz parte da ementa: Treinamento e desenvolvimento. A turma teve como tarefa elaborar o treinamento depois de diagnosticar um problema real em alguma empresa. Foram realizados pelos alunos um roteiro de treinamento e a aplicação por meio de uma simulação, que depois será apresentada a empresa”, explicou.

O grupo do aluno Juarez Monteiro Junior apresentou o tema – Gestão de conflitos. “Buscamos uma empresa em Araguari e verificamos que não há interação entre os funcionários, sendo assim trabalhamos nesta área com o intuito de sanar este problema”, destacou.

O treinamento denominado Inteligência emocional teve como intuito oferecer aos estudantes ensinamentos que proporcionam qualidade de vida, dentre eles, saber separar a vida pessoal da profissional, controlando sentimentos e administrando-os.

“O trabalho contribuiu muito para minha formação profissional e também como pessoa, tivemos um conhecimento mais amplo sobre o assunto, e isso ajuda muito o lado pessoal. Ter a oportunidade de repassar este conhecimento para os outros alunos é muito importante pois conseguimos fazê-los refletir sobre as atitudes deles e quais são as atitudes que devem ter para melhorar o trabalho e a vida pessoal”, disse a aluna Paola Angel do Brasil.

O estudante de Administração, Victor Siqueira da Silva, faz parte do grupo que apresentou o trabalho sobre Coaching, que aborda técnicas e ferramentas voltadas para o desenvolvimento humano. “Trata-se de uma área bastante procurada atualmente devido a diversos problemas, incluindo o organizacional e financeiro. Inúmeros brasileiros e também pessoas de outros países como a Inglaterra tem realizado atividades envolvendo este treinamento”, afirmou.

A aluna Liliane Larissa Celestino e o seu grupo apresentou o trabalho sobre Gestão da Carreira Profissional. “Mostramos que para conquistar uma boa carreira, em uma boa empresa, é necessário o planejamento e a preparação, realizar cursos e fazer contatos. Estudamos também sobre a importância do networking, do contato entre as pessoas”, enfatizou.

O tema “Gestão do tempo”, foi abordado pelo grupo da estudante Laura de Freitas Farias Oliveira.  “Elaboramos treinamento sobre como dar conta de toda rotina, do trabalho durante o dia. Muitas vezes acontecem imprevisto e precisamos lidar, por isso a gente ensina de que maneira se pode evitar transtornos por meio, por exemplo, da criação de uma planilha, que nos ajuda a organizar o nosso tempo para conseguirmos contemplar todas as atividades, incluindo o tempo de descanso, sem preocupações com o trabalho”, contou.