Teste de progresso, acontece dia 25 de outubro. Provas como essa são realizadas por instituições renomadas no país. - IMEPAC

Teste de progresso é, de forma simplificada, uma prova que todos os estudantes do curso de Medicina devem realizar anualmente para avaliar seu desempenho e comparar com os resultados de outras faculdades do estado. As provas acontecem no dia 25 de outubro, no Campus do Centro Universitário IMEPAC, das 8h às 12h. Todos os alunos do curso de Medicina estão automaticamente inscritos; basta comparecer ao local na data prevista para a realização da prova.

O Teste de Progresso oportuniza uma autoavaliação da escola sobre a adequação do seu projeto pedagógico para atendimento às necessidades de saúde da população brasileira e a autoavaliação do estudante.

Vale ressaltar que essa avaliação é cognitiva e verifica se o ganho de conhecimento por parte do estudante está sendo contínuo e progressivo, além de como o conhecimento está sendo elaborado e consolidado nas áreas básicas e clínicas, que são fundamentais para o desempenho esperado durante o internato e para alcançar o perfil profissional previsto para os graduandos dos cursos médicos.

“Cursei medicina de 2012 a 2017 e, durante minha formação acadêmica, sempre fiz o teste de progresso. Avaliar meu desempenho em relação a mim e aos meus colegas me ajudava a ver minhas falhas em determinada área do conhecimento, a fim de tentar superá-las. O grande intuito era meu crescimento profissional”. Reitera Lilian Pavanelo Ferracine, docente do IMEPAC.

Sobre esse assunto, a docente do IMEPAC Dra.  Débora Leves afirma: “Eu realizei todas as etapas disponíveis para minha turma, desde 2014, e foi muito legal perceber a evolução do meu conhecimento ao longo dos anos de graduação até 2019. Além do mais, é muito importante para a instituição entender se suas matrizes curriculares estão sendo efetivas para formar os alunos e, com isso, fazer os ajustes necessários para constante aprimoramento.  Apesar de ser uma prova de caráter optativo, é muito importante que vocês participem e se empenhem na realização das questões, pois só assim o diagnóstico da sua formação será fiel. Chegar ao 12º período e perceber o quanto você progrediu nos últimos seis anos de formação é muito prazeroso”.

“Eu mesmo realizei o teste desde o primeiro período e posso afirmar que foi uma oportunidade de acompanhar meu crescimento. A prova também é uma ferramenta útil para identificar alguma fragilidade. Eu sei que, por vezes, é frustrante ser dos primeiros períodos e ter a sensação que não se sabe nada sobre a prova, porém é aí mesmo que está o pulo do gato! É muito recompensador chegar nos últimos períodos e acertar 70-80% da prova que você não conseguia nem entender alguns anos atrás. Se vocês entrarem na área do aluno, no site da prova, terão gráficos que comparam você com o seu período, com o próprio IMEPAC e com outras faculdades. Ver o gabarito da prova e as questões comentadas pode ajudar a direcionar alguma área que você precisa se dedicar ou revisar com mais calma, o que é sempre útil. Espero que todos vocês possam participar do teste de progresso 2023. Nos vemos no dia 25/10 e estamos sempre à disposição em caso de dúvidas ou sugestões. Menciona Natan Santos Fernandes, docente do IMEPAC.