HUSF foi o cenário de uma Simulação-Teste de padrão internacional - IMEPAC

HUSF foi o cenário de uma Simulação-Teste de padrão internacional

Essa foi uma semana de grande representatividade para o Curso de Medicina do IMEPAC. Foram dias intensos de simulações que ressoarão em um atendimento médico de ponta para Araguari e toda a região.
 
A Simulação-Teste foi realizada no Hospital Universitário Sagrada Família (HUSF) entre os dias 26 e 30 de julho de 2021, visando estabelecer referenciais de segurança para os pacientes que irão, futuramente, utilizar dos serviços hospitalares na instituição.
 
 

“As atividades aconteceram com o objetivo de testar múltiplos ambientes do hospital que está em construção, como enfermaria, clínica médica, pediatria e salas de estabilização e UTI.”afirma o Dr. Henrique Pierotti Arantes, Coordenador do Curso de Medicina.

 
Dessa forma, a Simulação-Teste ofereceu a possibilidade de identificar ameaças latentes à segurança dos pacientes quando de seu atendimento no HUSF, tendo em vista que o atual estágio das obras possibilita realizar ajustes físicos compartimentais que irão possibilitar a melhor performance de todas as equipes de saúde atuantes no hospital.
 
Esse evento, inédito no Brasil, segue a linha de uma atuação inovadora do IMEPAC, investindo constantemente em tecnologias, que já conta com o maior Centro de Simulação Realística da América Latina. Um ambiente inovador, que reproduz um hospital real, com manequins de alta fidelidade capazes de reproduzir inúmeras situações de complicações médicas, desde sons e movimentos, até sintomas de enfermidades.
 
Os manequins e também os atores preparados para simular os casos que já fazem parte das práticas do Curso de Medicina no Centro de Simulação Realística foram fundamentais para a Simulação-Teste do HUSF, que contará com cerca de 20 salas cirúrgicas, 49 leitos de UTI, e aproximadamente 25 mil m2 de área construída, sendo o 1º hospital do Triângulo com heliponto.
 
O Diretor de Graduação e Pós-Graduação do Curso Medicina, Dr. Marcelo Cardoso de Assis complementa que

“o evento foi uma parceria internacional entre IMEPAC, HUSF, Center for Medical Simulation de Boston, Faculty da Harvard Medical School, dos Estados Unidos e a Rede Mater Education da Austrália, que assessorou e forneceu o approach por eles desenvolvidos neste tipo de Simulação, chamado OptiSim. Tudo isso visando a oferta de uma segurança máxima a todos os pacientes que vierem a utilizar os serviços médicos do Hospital Universitário.”