Simulação médica: alta performance na graduação - IMEPAC

Simulação médica: alta performance na graduação

O que faz um curso de medicina ser de altíssima qualidade? Em primeiro lugar é preciso considerar que Medicina é uma profissão cujo trabalho envolve vidas humanas. Portanto, a faculdade de Medicina é o lugar onde pessoas recebem o treinamento necessário para cuidar de outras pessoas.

Em contrapartida, em qualquer ocupação profissional, a prática é parte essencial para uma ótima formação. Por isso, pesa substancialmente a forma como a escola conduz a experiência que o estudante viverá no ambiente universitário. Afinal, é necessário focar sobre os fatores que vão favorecer o seu aprendizado e a construção do seu futuro profissional. Isso envolve fundamentalmente encontrar maneiras para que esse estudante vivencie e pratique procedimentos médicos sem que haja riscos para alguém.

Simulação da vida real

É provável que todo mundo, um dia, já tenha imaginado a amplitude da responsabilidade de um profissional da saúde. Por outro lado, é fácil perceber a complexidade dos conhecimentos que devem ser adquiridos por um estudante de medicina.

Todavia, ainda é necessário que haja mais no preparo desses futuros profissionais. Uma boa faculdade de Medicina deve, assim, oferecer algo além, que contemple sua formação integral e humanística. Nesse sentido, a tecnologia mais adequada para alcançar este patamar de qualificação é a simulação realística.

Perfeita para refinar aptidões e competências, ainda treina a reduzir a ansiedade sob situações de estresse. Mas, acima de tudo, a simulação é o melhor caminho para prevenir o risco real.

O que é simulação realística?

A simulação é uma ferramenta didática que permite aos alunos reproduzirem, na prática, procedimentos inerentes à profissão. Para isso, utiliza-se ambientes preparados e pacientes simulados, que replicam perfeitamente uma situação real. Além de bonecos e manequins, são requisitados também atores, instruídos pelos professores, para que as situações sejam perfeitamente realistas.

Desde atendimentos simples aos mais complexos, a simulação possibilita que os estudantes desenvolvam segurança na execução dos procedimentos. Dessa maneira, os futuros médicos podem desenvolver suas habilidades e competências, em situações hipotéticas, porém realistas.

A simulação médica envolve pacientes e ambientes simulados

Da mesma forma como os ambientes são preparados para reproduzir situações reais, na simulação os pacientes são manequins ou atores. Além da potencialização do treinamento dos profissionais, a técnica visa, principalmente, garantir a segurança das pessoas que futuramente serão atendidas.

O ambiente realista, aliado às tecnologias e a técnicas de dramatização, configura o processo de simulação. Todo esse aparato, então, tem como objetivo reduzir riscos, melhorar a segurança e aumentar a eficiência dos procedimentos médicos.

Um dos grandes desafios dos cursos de Medicina é propiciar a aplicação real dos conhecimentos teóricos. Enfim, com a simulação médica realística, é possível alcançar tanto a capacitação técnica quanto a comportamental dos futuros profissionais.

O maior centro de simulação realística de medicina da América Latina

Desde 2019, o Centro Universitário IMEPAC disponibiliza aos alunos o Centro de Simulação Realística Reitor Bonifácio Andrada. O maior da América Latina e o único no Brasil filiado ao “Center for Medical Simulation” (CMS) de Boston/EUA, vinculado à Universidade Harvard.