Simpósio: Dia Mundial do Rim - IMEPAC

Simpósio: Dia Mundial do Rim

Nesta quinta-feira, dia 12 de março, a Liga Acadêmica de Urologia e Nefrologia de Araguari (LAUNA), sob orientação da professora Dr.ª Flávia Santos Oliveira, promoveu o Simpósio, Dia Mundial do Rim: saúde dos rins para todos.

De acordo com a professora, o evento teve como objetivo conscientizar a comunidade acadêmica sobre a prevenção de doenças renais e  promover a saúde dos rins, reafirmando assim o que é transmitido aos estudantes em sala de aula.

Para discorrer sobre o assunto, os organizadores convidaram o Dr.º João Vilela Neto, médico nefrologista atuante nos serviços de transplante renal e terapia dialítica no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

O médico afirma que é interessante destacar a necessidade de um olhar mais atento com relação a saúde dos rins. “Há um aumento da expectativa de vida no Brasil, ou seja, a população está ficando um pouco mais velha e com isso os rins adoecem mais. Outro fator que é interessante pontuar, é que a população brasileira vem tomando cada vez mais medicamentos, e muitas vezes, estes medicamentos são nefrotóxicos e agridem diretamente os rins,” enfatizou o professor Dr.º João Vilela Neto.

Ele explica também que é relevante alertar a população que faz uso de suplementos nutricionais e anabolizantes, não só no que tange aos rins, mas no que diz respeito aos efeitos colaterais que estes trazem, a nível cardíaco e distúrbios neuropsíquicos.

O médico pondera também, sobre a importância da dosagem de creatinina, principalmente nos casos de: histórico familiar de doença renal crônica, diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, obesidade, tabagismo, infecções urinárias frequentes, cálculos renais de repetição, uso de medicamentos que podem comprometer os rins e nos pacientes com mais de 50 anos.

“O Simpósio foi muito interessantes, muitos são os fatores que podem contribuir para doença renal e posteriormente para uma doença crônica e pouca parte da população sabe, principalmente os que usam muitos anabolizantes não tem essa consciência,” disse Suzana Mansano Tenório, aluna do primeiro período do curso de medicina.

Finalizando, a professora Dr.ª Flávia Santos Oliveira, ressalta a importância da prevenção da doença renal, principalmente ao grupo de risco. “É preciso solicitar ao seu médico um exame de urina e uma creatinina sérica, são exames baratos, fáceis de serem realizados e de rápidos resultados, desta forma, é possível identificar se há alguma lesão renal, permitindo assim evitar as complicações e até mesmo uma diálise futura”