Setembro Amarelo: Prevenção ao suicídio e valorização da vida - IMEPAC

Setembro Amarelo: Prevenção ao suicídio e valorização da vida

O tema é complexo, delicado e cheio de tabus, mas não pode ser ignorado pela sociedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas morrem todos os anos por atentarem contra a própria vida, o que corresponde a uma morte a cada 40 segundos. A cada morte, pelo menos seis pessoas são impactadas diretamente. A consequência é alarmante: em 2015, o suicídio foi considerado a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo. Só no Brasil, 32 pessoas cometem suicídio todos os dias.

Diante de tais dados, o Sesi-Araguari e os Alunos de Psicologia Vânia Cristina Martins, Marco Antônio Rodrigues, João Paulo de Oliveira Brito se uniram no Setembro Amarelo para prevenir o suicídio. A campanha iniciou-se em setembro e vem finalizando suas ações no início de Outubro.

Dentre as inúmeras ações promovidas na escola, houve a distribuição de abraços e acolhimento aos alunos e colaboradores, urnas para ouvidoria, balões.

“O Setembro chegou ao fim, mas nosso trabalho não, está só começando! Temos muito para fazer, praticar, publicar e conquistar! O Movimento tem sido um sucesso graças a todos e todas que colaboraram, nos seguem, compartilham e agem para a prevenção do suicídio e valorização da vida! Nossa vontade, desejos e possibilidades são inúmeras! A prevenção do suicídio se faz todo dia. E nós não nos despedimos aqui. Há muito pela frente!”, destaca João Paulo de Oliveira Brito.