Seminário de Pedagogia no IMEPAC discute a prática da leitura e escrita na docência - IMEPAC

O Centro Universitário IMEPAC sediará um seminário de Pedagogia no dia 3 de julho, com foco na prática da leitura e escrita no contexto educacional. O evento contará com a presença do professor de português Alexandre de Brito, como palestrante convidado.

A importância da leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios, especialmente quando estimulada desde a infância. Segundo a professora da graduação em Pedagogia, Valéria Alves da Silva, ler contribui para o desenvolvimento da concentração, memória, raciocínio, compreensão e ampliação do repertório, além de aumentar a capacidade criativa na escrita.

O papel essencial do professor, como mediador do conhecimento, foi ressaltado pela professora Valéria. “Sua formação como leitor é crucial para despertar o interesse das crianças, já que é o mediador desse processo. Com o avanço da tecnologia e as transformações no ato de ler e escrever, os educadores precisam adquirir novas ferramentas e metodologias de ensino”, explica.

Diante desse novo cenário, é necessário que o professor busque novas competências, saiba selecionar os livros e conceitos a serem utilizados em suas aulas, e esteja atento à diversidade presente em sala de aula, utilizando as experiências dos alunos para ajudá-los a se tornarem leitores do mundo.

A aluna do sétimo período, Aline Aparecida Patrício, é uma das responsáveis pelo seminário e enfatizou a importância do hábito da leitura e escrita para o professor, destacando que, quanto mais ele se envolve nessas práticas, mais aprende e tem uma bagagem de conhecimento maior para transmitir aos alunos.

O seminário busca abordar essas questões e fornecer aos participantes ferramentas e conhecimentos atualizados, para enfrentar os desafios da prática da leitura e escrita na docência.