"Se Joga IMEPAC" premia três projetos propostos pelos alunos - IMEPAC

“Se Joga IMEPAC” premia três projetos propostos pelos alunos

Em sua 1ª edição, o evento será lembrado pela imersão criativa e busca de soluções inovadoras.

Entre os dias 04, 05 e 06 de novembro, aconteceu a primeira edição do Se Joga IMEPAC. A iniciativa teve como desafio produzir insights para a resolução de problemáticas existentes no município de Araguari, com foco nas áreas de saúde, esporte e meio ambiente. Assim, a partir de atividades imersivas, criativas e inovadoras, foi possível empreender novas experiências de aprendizagem e desenvolver ideias capazes de criar conexões com o mundo do trabalho, gerando, inclusive, oportunidades de negócios e networking.

Ao longo de todo o evento, os participantes foram conduzidos nesse percurso criativo pelos profissionais Vinny Machado e Carlos Carneiro, responsáveis por desenvolver toda a metodologia que oportunizou a combinação de ideias, no sentido de resolver problemas que exigem reflexão, livre expressão do pensamento e validação. Além disso, houve uma ativa atuação de mentores, junto aos grupos empreendedores, para estimular a inovação. Igualmente importante para o alcance dos objetivos propostos foi a participação dos parceiros como o SEBRAE, Reri Valley e SICOOB ARACOOP.

A dinâmica do evento consistiu na formação de equipes multidisciplinares que apresentaram modelos de negócios a uma banca de jurados, que selecionou as melhores ideias, de acordo com os critérios estabelecidos no início do evento e validados entre os participantes. As três melhores propostas selecionadas pelos avaliadores receberam como premiação o valor de R$ 1.000,00 cada.

Para a coordenadora Leandra Mendes do Vale, a criatividade e a inovação precisam de espaço vivo e dinâmico para fazer acontecer o novo. “Mentes estimuladas e abertas, para que as ideias fluam livremente, são terreno fértil para pensar soluções necessárias e fazer surgir novas realidades. O evento foi incrível! Transformamos pensamentos e ‘criativamos’ ideias inovadoras. Já estamos sonhando com a 2ª edição”, diz Leandra.

Conheça os projetos vencedores:

O PIAMA – Projeto de Inclusão e Acessibilidade ao Meio Ambiente – tem o propósito de promover o acesso de pessoas com baixa mobilidade aos pontos turísticos da cidade de Araguari-MG (cachoeiras, bosque, entre outros). Através de uma plataforma online as pessoas interessadas poderão inscrever-se como usuárias, voluntárias ou parceiras. Após o agendamento, será promovido o encontro onde o usuário poderá usufruir dessa incrível experiência.

“Participar foi um grande desafio pessoal, bem como para todo o time do PIAMA, tendo em vista o elevado número de tarefas e o breve tempo para executá-las, mas conseguimos validar o projeto junto aos clientes e parceiros. A vitória foi imensamente gratificante e prazerosa! Só alegria para o time que trabalhará para fazer acontecer esse lindo sonho de tornar Araguari uma referência nacional em inclusão social. Sou muito grata por ter participado desse incrível e impecável programa que visou oportunizar novos negócios e o desenvolvimento do espírito empreendedor no meio acadêmico, por meio de atividades inovadoras”, diz a aluna Luciana Machado de Carvalho Merola de Sousa, discente do décimo período do Curso de Psicologia.

O aluno João Vitor Braz Pereira, do primeiro período em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, lembra que o evento desafiou a equipe a pensar em problemas reais que a nossa sociedade atualmente enfrenta, e tentar resolvê-los. Para isso foi apresentado o Projeto E-link, que também foi vencedor no Se Joga, uma startup que cuidaria da logística, fazendo o link entre aquele que descarta e aquele que agora compra o e-lixo. “Enxergamos uma demanda real na cidade de Araguari e tentamos solucionar o problema do descarte do lixo eletrônico. Pesquisando a solução, descobrimos que existe uma demanda de compra desse lixo. A demanda surge quando entendemos que 85% do lixo eletrônico pode ser reciclado. Então, a futura startup E-Link poderia cortar os vínculos com o terceiro (que compra) e passar a comprar, aumentando o seu capital, reciclando e depois vendendo os objetos reparados”, esclarece João.

Outro projeto premiado foi o Integra-Ação, que propôs a implantação de salas multissensoriais em empresas, para ajudar a reduzir problemas como estresse e depressão dos colaboradores. “O Se Joga foi uma oportunidade para crescer e descobrir que ainda temos muito a aprender. O evento nos lapidou, pois, com espírito empreendedor e inovador, conseguimos nos reinventar. Foi um desafio e uma experiência que todos alunos deveriam buscar. Gratidão a Deus e muito orgulho de ser IMEPAC. Parabenizo a todos os envolvidos”, diz Patrícia Cafrune Clemente, aluna do primeiro período de Psicologia.