Saúde mental na academia: a meditação como ferramenta para o autocuidado - IMEPAC

Saúde mental na academia: a meditação como ferramenta para o autocuidado

Aconteceu no IMEPAC, dia 25 de outubro, a palestra: Saúde mental na academia: a meditação como ferramenta para o autocuidado. A palestra foi organizada pela Profa. Marislene Pulsena da Cunha Nunes, Coordenadora geral do Internato e pela Liga de Clínica Médica e Saúde Coletiva(LUCMSC) e  realizada pela Dr.ª Juliana Pulsena Cunha, professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e pelo aplicador da técnica Ishaya, Tiago “Satyajit Iashaya”.

O objetivo do evento, consistiu em trazer algumas informações importantes de algumas situações potencializadoras da piora da saúde mental e mostrar dados estatísticos sobre o assunto. Além disso, em um segundo momento, realizar uma demonstração da técnica meditativa Ishaya, uma das ferramentas de pesquisa e extensão utilizada pela Dr.ª Juliana Pulsena Cunha, como base para o autocuidado.

A Dr.ª Juliana Pulsena Cunha, explica que a incidência de comprometimento de saúde mental dentro das faculdades, seja ela pública ou privada, é muito grande e atinge tanto alunos quanto servidores das instituições. “A gente tem uma incidência muito superior a estatística global, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS), traz dados que variam entre 10 e 12% na população mundial, dentro da academia esse valor pode chegar até 60%,” enfatiza.

No que tange aos alunos, é importante frisar que muitos já ingressam em uma Instituição de Ensino Superior com a saúde mental comprometida devido a pressão de passarem no vestibular e ao peso da responsabilidade de escolherem uma profissão.

“Percebemos que os recém chegados é que cerca de 49% deles, já chegam com comprometimento de saúde mental na instituição e a instituição já tem um ambiente que não é muito saudável nesse sentido e eles voa adoecendo ainda mais,” relatou a Dr.ª Juliana Pulsena Cunha.

O segundo momento, foi a apresentação da técnica meditativa Ishaya, “uma técnica meditativa muito simples, que traz uma coerência cerebral e essa coerência ajuda a dissolver excessos de registros do nosso sistema nervoso. É uma técnica que ajuda a limpar esses registros e limpando a gente consegue trazer mais paz, mais tranquilidade, mais amor para a nossa vida cotidiana. É reconexão com a nossa essência, com quem a gente é, com esse espaço que todos nós temos, é um caminho de volta pra casa,” esclarece Tiago “Satyajit Iashaya”.

A Dr.ª Juliana Pulsena Cunha, finaliza afirmando que além da literatura já trazer os efeitos positivos da meditação como fonte de melhora da qualidade de vida, as pesquisas realizadas vem tendo excelentes resultados.