IMEPAC em encontro sobre internacionalização da educação superior

Representante do IMEPAC participa de encontro sobre futuro da internacionalização da educação superior

Nos dias 18 e 19 de agosto foi realizado, em Belo Horizonte, o Encontro Regional Faubai Centro-Oeste 2022, com o tema Novas perspectivas: o futuro da internacionalização na educação superior. A Coordenação de Internacionalização (CIN) do IMEPAC esteve presente, por meio da representante Leandra Mendes do Vale. O CIN é o órgão responsável por supervisionar o planejamento, a execução e a avaliação de todas as atividades de internacionalização, visando dar corpo institucional às diversas iniciativas, com prioridade à construção de indicadores considerados estratégicos para mensuração de resultados juntamente com a efetividade da Política de Internacionalização.

De acordo com a coordenadora de Internacionalização do IMEPAC, Leandra Mendes do Vale, o encontro foi um evento de networking entre as instituições de ensino superior associadas à FAUBAI (Associação Brasileira de Educação Internacional) da regional Centro-Oeste. “Foram tratados assuntos relacionados a convênios de cooperação internacional, mobilidade acadêmica, oferta de unidades curriculares em língua estrangeira, programas de intercâmbio e fomento internacional, colaboração online internacional e rankings internacionais”, explicou.

Atualmente, o Centro Universitário IMEPAC tem 13 convênios de cooperação, firmados com instituições de ensino na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, Moçambique, Peru, Costa Rica, Equador, México e Nicarágua. “Já propiciamos aos nossos alunos experiências de mobilidade virtual internacional para a Universidad privada de Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), Universidad Católólica de Santa Maria (Peru), Fundación H. A Barceló (Argentina) e mobilidade presencial para Universidad Bernardo O’Higgins (Chile). Além da 24ª Missão África”, informa a professora Leandra. Todas as experiências são divulgadas para os alunos via Edital, disponível no site do IMEPAC.

O IMEPAC também recebe estudantes oriundos de instituições de outros países com acordos de cooperação. Todos os semestres existe a oferta de um curso de Português Instrumental para Falantes de Espanhol totalmente on-line. Mais de 30 alunos da Universidad Peruana Cayetano Heredia já participaram do programa que, além dos encontros pedagógicos, também proporciona experiências culturais regionais e nacionais.

Os projetos de internacionalização não param. “Estão sendo estabelecidas estratégias para a ampliação dos acordos de cooperação internacional e também a busca por cooperação nacional. Além de meios para a internacionalização de nossos currículos”, ressalta Leandra. No segundo semestre de 2022 o IMEPAC receberá, por meio virtual, 25 docentes do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia Alberto Chipande (Moçambique) para cursar a disciplina de Metodologia da Pesquisa.

O setor de internacionalização funciona junto à pró-reitoria de ensino, pesquisa e extensão, e está disponível das 14 às 17 horas. O aluno pode procurar o atendimento através dos seguintes canais de comunicação: e-mail: internationaloffice@imepac.edu.br ou whatsapp: (34) 99225-8359