Qual a diferença entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo?? - IMEPAC

Qual a diferença entre Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo??

Quando chega a hora de escolher um curso superior muitas dúvidas surgem em nossa mente. Em meio a tantas opções é difícil decidir e a melhor forma é buscar por orientações. São muitos os estudantes que não sabem ao certo qual é a diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo. E para solucionar essas dúvidas e te ajudar a definir seu curso superior nós preparamos esse artigo.

Muitos cursos são oferecidos em todas essas três modalidades, mas é importante que você escolha sua titulação com base nos seus objetivos de carreira. A primeira coisa a saber é que tanto o bacharelado, quanto a licenciatura e o tecnólogo são cursos de nível superior. Veja quais são as diferenças entre eles:

BACHARELADO
Esta é a modalidade de graduação mais tradicional e corresponde a aproximadamente 60% de todos os cursos ofertados no Brasil. O bacharelado oferece uma formação ampla, na qual o estudante adquire boa base teórica e científica e, ao concluir a graduação, pode atuar em vários setores do mercado de trabalho.

O curso normalmente tem duração de quatro a cinco anos e o formando recebe o diploma de Bacharel.

LICENCIATURA
A licenciatura é uma modalidade de graduação destinada à formação de professores. Para ser habilitado para lecionar em turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e nos anos do Ensino Médio é necessário possuir o grau de licenciado em alguma área específica do conhecimento, como filosofia, educação física, história, matemática, entre outras. Já para lecionar nos primeiros anos do Ensino Fundamental e na Educação Infantil é preciso fazer o curso de Pedagogia ou Normal Superior, que acontecem em modalidade de licenciatura.
Os cursos de licenciatura geralmente duram quatro anos e o concluinte recebe diploma de Licenciado na área em que escolheu cursar.

TECNÓLOGO
Os cursos tecnólogos têm seu foco direcionado à prática, e possuem menor duração do que as outras modalidades de graduação. Os cursos superiores tecnológicos não oferecem formação ampla como os bacharelados, mas habilitam o profissional para o atuar em atividades específicas. Desta forma, as aptidões adquiridas em um curso tecnólogo são relativamente limitadas em comparação com as do bacharelado.

Os tecnólogos têm conquistado destaque no âmbito educacional e representam hoje aproximadamente 20% de todos os cursos de graduação. São cursos ideais para aqueles que buscam por uma formação mais técnica, em nível superior, que possibilite uma rápida inserção no mercado de trabalho. Geralmente têm duração de dois a três anos e o graduado recebe diploma de Tecnólogo.

Agora que você já conhece a diferença entre estas modalidades está na hora de escolher seu curso aqui no IMEPAC!