Projeto em prol da APAE enfatiza superação de limites - IMEPAC

Projeto em prol da APAE enfatiza superação de limites

O tema: “Deficiência é Eficiência: superando limites no alcance de metas” foi apresentado e debatido em evento realizado na noite de hoje (16), no Anfiteatro do IMEPAC, com a presença do Mestre em Ciências da Saúde, Alexandre Silva Vieira, técnico do comitê paralímpico brasileiro;

e Cezario Antônio dos Reis Junior, atleta de halterofilismo.

Os palestrantes compartilharam com os alunos as experiências como profissionais da área e, principalmente, os desafios e superações.

As atividades sobre o assunto fazem parte do Projeto Integrador I: ética e humanização, disciplina oferecida nos cursos de Enfermagem e Educação Física por meio das professoras Luana Thomazetto Rossato e Lara Ferreira Paraíso.

“O trabalho com pessoas com deficiências é um campo de atuação pouco conhecido e explorado pelo educador físico e por outros profissionais da saúde”, ressalta a professora Lara.

“Além do evento, houve arrecadação de materiais escolares, os quais serão destinados a APAE. Os alunos realizaram uma visita na instituição e detectaram esta necessidade”, conta a professora Luana.

Ao falar sobre como foi a visita na APAE, o aluno Eduardo Henrique Araújo, do curso de Enfermagem, denominou como gratificante.

“Acreditávamos que a necessidade seria itens para locomoção e na verdade foi algo voltado para a educação. Ter o contato direto com os alunos da APAE foi gratificante, inclusive um deles, que tem paralisia cerebral, interagiu com o nosso grupo. Quando perguntado se ele gostaria da nossa presença novamente ele levantou a mão, gesto induzido pela diretora para que ele demonstrasse esta vontade”, relatou emocionado.

A arrecadação de materiais escolares para a APAE segue até o dia 29 de maio, um dos pontos de coleta é a recepção do IMEPAC.