PROJETO “BRINCANDO DIREITO” do NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS e ATLÉTICA PANDEMIA - IMEPAC

PROJETO “BRINCANDO DIREITO” do NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS e ATLÉTICA PANDEMIA

No dia 05 de outubro de 2019, o curso de Direito por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas, em parceria com a Atlética Pandemia, promoveu o projeto “Brincando Direito”, em sua 6ª edição. As atividades do projeto acontecem, envolvendo um público alvo da comunidade, em razão da necessidade de contribuir para uma formação integral do aluno, contribuindo com sua interação com a comunidade externa, convivendo com a realidade social e promovendo sua reflexão sobre os problemas sociais identificados.

O evento foi realizado na Unidade Básica de Sáude da Família no Bairro Novo Horizonte, onde compareceram uma média de 100 crianças, recebidas com um lanche da manhã, sucos, carrinho de pipoca e algodão doce, enquanto eram oferecidas atividades como pula-pula, brincadeiras diversas como amarelinha, pique pega, etc. Ao final, foram entregues kits de balas e bombons, e como momento especial e tão esperado, a entrega dos brinquedos!!! A emoção era só alegria no rosto das crianças!

Em parceria com “Outubro Rosa”, as mães das crianças realizavam consultas e exames na UBSF, atuando de forma preventiva na comunidade local.

Destaca-se que o ponto positivo da atividade realizada reside no fato de a relação entre alunos, professores, Instituição e sociedade transformar-se em intercâmbio, interação e contribuição na formação de profissionais cidadãos e capazes de responder e criar respostas às questões da sociedade.

Segundo o relato da aluna Vanessa do 7 período “o evento vai além de doar brinquedos e doces, porque o intuito maior é exercer a cidadania, esta que, muitas pessoas se esquecem e tantas outras necessitam. Sinto que este evento acadêmico destina a exercermos nosso dever civil de auxiliar o equilíbrio e a justiça na sociedade e proporcionar oportunidades de fato àqueles que já os tem de direito.”

No parecer da professora Adriana Alves Quintino Menezes

“o projeto contribui com a comunidade externa de forma significativa e promove oportunidade única de transformação e desenvolvimento integral do aluno, que vivencia o quão gratificante é proporcionar dignidade do ser humano e de imediato sentir a alegria contagiante das crianças, formando uma sociedade mais igualitária”.

Agradecemos todos os patrocinadores: Megatejotão, Supermercado Badião, Grupo Eduardo Transportes, Ebba, Imepac e o empenho de todos os alunos estagiários do 7º ao 10º períodos do Núcleo, a parceria com a Atlética Pandemia, equipe e professores do NPJ, coordenação do Direito e Direção do Imepac, sem os quais, o evento não seria concretizado. Nossa gratidão!