Projeto Âncora mobiliza alunos do 3º ao 5ª períodos de Medicina para atendimento na Casa de Davi - IMEPAC

Projeto Âncora mobiliza alunos do 3º ao 5ª períodos de Medicina para atendimento na Casa de Davi

Mobilizados pelas histórias dos acolhidos pela Casa de Davi, 12 alunos do curso de Medicina do IMEPAC, entre o 3º e 5º período, idealizaram o Projeto Âncora. Com o apoio do Expresso Saúde, na última sexta (07), foram realizadas cerca de 50 atendimentos com os residentes da Casa e moradores do Bairro Vieno.

O Projeto Âncora, que abrirá processo seletivo em 2019, pretende levar mais do que atendimento. “Pretendemos realizar mutirões de dois em dois meses, mas também faremos o acompanhamento dos residentes através de visitas, palestras e reuniões. O cronograma de 2019 ainda não está finalizado, mas essas são algumas ações que planejamos”, conta Lucas Machado, aluno do 4º período de Medicina.

Nesta primeira visita, os alunos fizeram a triagem dos pacientes a partir de um roteiro adaptado para dependentes químicos e, logo depois, realizaram os atendimentos em atenção básica com quatro médicos da família e comunidade, e um urologista. “Por se tratar de pacientes complexos, como ex-moradores de rua e dependentes químicos, a abordagem tem que ser diferente. É um local com histórias clínicas muito ricas que demandarão muito estudo para o prosseguimento do projeto”, complementou Lucas.

O Projeto Âncora está sob supervisão dos professores do curso de Medicina, Melissa Mariane dos Reis e Dr. Alex Miranda Rodrigues.